Tal como o modelo original com motor de combustão, não encontramos o emblema da Ford em nenhum lugar na nova versão 100% elétrica, que assume agora o formato SUV, afastando-se do design clássico dos muscle car norte-americanos..Design.O ADN do Mustang é evidente no design exterior arrojado do Mach-E, com a sua frente agressiva, perfil elegante e icónicas luzes traseiras. Embora os puristas possam argumentar contra a utilização do nome Mustang num SUV, o Mach-E consegue honrar a sua herança ao mesmo tempo que abraça a modernidade..FOTO: Fernando Marques/Motor 24.FOTO: Fernando Marques/Motor 24.FOTO: Fernando Marques/Motor 24.Desempenho .Apesar das 2,5 toneladas de peso, a configuração de apenas um motor com 294 cv e tração traseira com 525 Nm de binário disponível proporciona uma experiência de condução envolvente, graças a um chassis equilibrado. Embora não apresente a ferocidade do seu homólogo GT, o Mach-E RWD oferece uma condução animada ao demorar 6,4 segundos dos 0-100 km/h, estando a velocidade máxima limitada aos 180 km/h. Com a bateria de 91 kWh, a marca diz ser possível conseguir até 600 km de autonomia combinada. Aceita carregamento até aos 150 kW em corrente direta, demorando cerca de 36 minutos entre os 10% e os 80%..Interior e conforto.No interior, o Mach-E tem um design minimalista mas de qualidade. O habitáculo espaçoso é adequado para famílias, com amplo espaço para as pernas e para a carga, ao disponibilizar um espaço sob o capô com 100 litros, e uma bagageira que oferece normalmente 402 litros, ou 1420 litros com os bancos traseiros rebatidos. Os materiais e a qualidade de construção são sólidos, com poucas superfícies de plástico duro..FOTO: Fernando Marques/Motor 24.FOTO: Fernando Marques/Motor 24.O grande ecrã tátil de 15,5 polegadas com SYNC 4A assume o destaque no centro do tabliê, oferecendo controlos intuitivos, gráficos claros e uma integração perfeita com o smartphone ao oferecer conectividade sem fios para Apple CarPlay e Android Auto. Alguns utilizadores podem achar a falta de botões físicos frustrante no início, mas a capacidade de resposta do sistema e a disposição lógica atenuam este problema..FOTO: Fernando Marques/Motor 24.BlueCruise.É na tecnologia de assistência ao condutor BlueCruise da Ford que o Mach-E brilha verdadeiramente. Ao contrário de outros, o BlueCruise da Ford é primeiro sistema avançado de assistência ao condutor homologado na União Europeia para condução com as mãos livres até ao limite de velocidade legal em autoestradas pré-mapeadas, designadas como “Zonas Azuis Mãos Livres”. Para já o BlueCruise funciona em 4.100 km de vias em Portugal. Na prática, já é possível fazer 90% da viagem em autoestrada entre Lisboa e Porto sem colocar as mãos no volante. Assim que o carro entra numa Blue Zone, o condutor pode ativar o BlueCruise, que assume o comando com controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo e tecnologia de centragem na faixa de rodagem. O verdadeiro atrativo é a funcionalidade de condução mãos-livres de nível 2+, que permite aos condutores tirar as mãos do volante enquanto mantêm o foco na estrada. O veículo utiliza uma combinação de câmaras, radar e dados de GPS para manter uma distância segura dos outros veículos, ajuste da velocidade com base nas condições de trânsito e manter o carro centrado na sua faixa de rodagem..FOTO: Fernando Marques/Motor 24.Veredicto.O Ford Mustang Mach-E RWD com BlueCruise é uma excelente proposta para quem necessite de fazer viagens longas. A sua combinação de desempenho, autonomia e tecnologia são capazes de proporcionar um elevado nível de conforto para quem passa horas ao volante, sobretudo em auto estrada. Disponível a partir de 65.799 euros.