Praia fluvial evacuada e fogo próximo de habitações em Ourém
Incêndio tem neste momento três frentes ativas e os operacionais no terreno estão a realizar "defesas de perímetro às habitações".
O incêndio que deflagrou no concelho de Ourém obrigou à retirada de pessoas de uma praia fluvial e está próximo de habitações, com os bombeiros a realizarem defesas de perímetro, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil.
Relacionados
Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, o fogo que deflagrou pelas 15:25 na localidade de Casal do Ribeiro, na freguesia de Rio de Couros e Casal dos Bernardos, tem neste momento três frentes ativas e os operacionais no terreno estão a realizar "defesas de perímetro às habitações".
"Estamos a tentar que não haja habitações ardidas e mais à frente, quando passar a linha das habitações, vamos preocupar-nos com a linha de incêndio", referiu.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
O CDOS de Santarém apontou também que se aguarda a chegada de mais meios terrestres, que estão a chegar de outros distritos, para reforçar as equipas de combate.
De acordo com a informação disponível às 20:00 no 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o fogo mobilizava 427 bombeiros, com o apoio de 115 viaturas e sete meios aéreos.
A mesma fonte da Proteção Civil confirmou que a praia fluvial do Agroal, no concelho de Ourém, foi evacuada por precaução.
Dois civis foram ainda assistidos por inalação de fumos e colocados em casa, não tendo sido necessário o transporte para o hospital, acrescentou.
Fogo em Paços de Ferreira alastra-se a Santo Tirso
Um incêndio que deflagrou cerca das 12:30, em Meixomil, Paços de Ferreira, mantinha-se ativo, cerca das 16:00, numa zona de mato e floresta, a lavrar perto de uma zona industrial e em direção ao concelho de Santo Tirso, disse fonte dos bombeiros.
Fonte dos bombeiros voluntários de Paços de Ferreira indicou à Lusa que as chamas estão a lavrar numa zona florestal ao longo da avenida das Águas Altas, que atravessa as freguesias de Meixomil e Penamaior, localizada cerca de quatro quilómetros a noroeste da cidade.
De acordo com a mesma fonte, as chamas dirigem-se "para Santo Tirso" e "estão perto" da fábrica de mobiliário da multinacional sueca Ikea e também do radar da Força Aérea Portuguesa instalado naquela zona, "mas não entraram na área militar".
Já fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto apenas adiantou que o incêndio de Paços de Ferreira "continua a arder".
Pelas 14:30, o CDOS do Porto tinha adiantado que o incêndio estava a motivar "maiores preocupações" por estar próximo de uma zona industrial, estando "muito intenso" e a consumir uma zona de mato.
Às 16:20, de acordo com a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) estavam no terreno em Paços de Ferreira 131 operacionais, apoiados por 33 veículos e quatro meios aéreos.
À mesma hora, e segundo a página da ANEPC, o distrito do Porto era aquele que, a nível nacional, possuía mais incêndios em curso (10) e mais meios envolvidos (301 operacionais, apoiados por 75 viaturas e quatro meios aéreos), nos concelhos de Gondomar, Valongo, Penafiel, Paredes, Felgueiras, Porto, Amarante e Paços de Ferreira.
Fogo em Mafra combatido por 305 operacionais e seis meios aéreos
Um fogo que deflagrou esta tarde no concelho de Mafra estava a mobilizar, pelas 17:30, 305 operacionais, apoiados por 80 veículos e seis meios aéreos, segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPC).
O incêndio teve início às 15:33 na localidade de Avessada, na União de Freguesias da Venda do Pinheiro e Santo Estevão das Galés.
A agência Lusa contactou o comandante dos Bombeiros Voluntários da Malveira, mas este remeteu um ponto da situação para mais tarde.
Foi também contactado o Comando Distrital de Operações de Socorro de Lisboa que não adiantou mais pormenores.
De acordo com a página da ANPC, pelas 17:30, este incêndio estava a ser combatido por 305 operacionais, apoiados por 80 veículos e seis meios aéreos.