O humorista, apresentador de TV e ator tem um talento escondido desde criança que o levou até a ganhar concursos. Quer dscobrir qual é?
O humorista, apresentador de TV e ator tem um talento escondido desde criança que o levou até a ganhar concursos. Quer dscobrir qual é?FOTO: D.R. / Sónia Rocha

Fernando Rocha: “O bacalhau é como o sexo, existem 1000 maneiras de o fazer e é sempre bom”

Pedimos ao ChatGPT: “Faz-nos um questionário de Proust para podermos publicar no nosso jornal.” Só que o que ele nos apresentou era muito semelhante ao original, de Proust. Então dissemos: “Dá-nos um mais divertido.” O resultado foi este.
Publicado a
Atualizado a

Se pudesse ter um qualquer superpoder, qual escolheria e porquê?
Eu escolheria o poder de ler mentes... Mas só as que me interessassem! Porque há mentes que só pela montra já se vê que o armazém é uma lixeira a céu aberto.

Qual é o seu filme ou série de TV favorito para assistir numa maratona?
Breaking Bad. Porque nada bate um bom químico a mostrar que a vida pode ser uma verdadeira droga… E também porque, lá no fundo, adoro vilões com um coração mole.

'Breaking Bad', a série de eleita pelo humorista para uma maratona, em que um pacato professor de Química, na mó de baixo, passa a dedicar os seus conhecimentos a fabricar algo bem mais rentável do que dar aulas. FOTO: Arquivo.

Qual é a comida mais estranha que já experimentou?
Caracóis na Bélgica… São iguais aos de cá, mas lá chamam-lhes escargots. Dá logo outro nível. Mas digo-te: continua a ser um molusco com molho, prefiro amêijoas à BUJOM pato.

Se pudesse viajar para qualquer lugar no tempo, para onde e quando iria?
Ia direto para os Anos 80, a era do bigode farto e das calças à boca de sino! Sempre tem mais dignidade que as calças a cair pelo cu abaixo a ver-se os boxers.

Se fosse uma personagem de desenho animado, quem seria?
Provavelmente o Homer Simpson. Porque gosto de cerveja e de piadas simples.

Qual foi a dança mais embaraçosa que já fez?
No Domingão fiz uma tentativa de breakdance dos Anos 90… Tudo começou bem, até o chão me lembrar que a gravidade é uma amiga inseparável.

Se pudesse trocar de vida com qualquer pessoa por um dia, quem escolheria?
Quando fosse conduzir, trocava de lugar com a minha mulher só para lhe azucrinar a cabeça com as coisas do trânsito, como ela me faz a mim.

Qual é a música que sempre o faz dançar, não importa onde esteja?
A Linda Portuguesa, do Marante. Não adianta, basta começar o ritmo e lá estou eu a fazer figura de urso a achar que tenho jeito para dançar.

Se tivesse de viver num filme, qual escolheria e por quê?
Forrest Gump. Porque parece que, mesmo sem saber o que fazer da vida, acabas por ter as histórias mais incríveis para contar... Gosto de boas histórias e eu sou um contador de histórias!

A ter de viver num filme, seria no 'Forrest Gump' - cujo QI relativamente 'simples' não o impediu de estar presente em momentos-chave da História - que Fernando Rocha escolheria. FOTO: Arquivo

Qual foi o presente mais estranho ou engraçado que já recebeu?
Nos meus anos, os meus amigos humoristas prepararam uma prenda-surpresa: puseram-me sentado numa cadeira no jardim da minha casa lançaram uma música, e entra-me pela porta dentro o Raminhos de triquíni verde alface, tal qual Borat, a esfregar se em mim com uma dança pseudo-sensual, as crianças da família e as minhas tias velhotas a ver esta cena deprimente, mas adorei!

Se fosse um animal, qual seria e porquê?
Um suricata. Pequeno, engraçado, mas sempre atento ao que está a acontecer. Sou muito parecido: não passo despercebido e estou sempre pronto para o próximo piropo.

Um suricata seria a forma animal com que o humorista de 'stand-up comedy' se identificaria. FOTO: F0002 / Wikicommons

Qual é a sobremesa favorita, que nunca recusaria?
Pudim flan. É doce, suave e tremelicante... Exatamente como eu quando chego atrasado a casa com medo que a mulher acorde.

Se pudesse criar um feriado, qual seria e como seria comemorado?
O Dia Nacional da Piada Ruim. Toda a gente teria de contar uma piada má, se bem que isso já existe na Assembleia da República.

Qual é o seu hobby mais estranho ou incomum?
Eu coleciono boas pessoas: sempre que me aparece uma boa alma, seja rico ou pobre, inteligente ou limitado, bonito ou feio, faço questão de ficar amigo para sempre.

Se pudesse ter qualquer celebridade como seu melhor amigo, quem escolheria?
O Ricky Gervais. Porque ele tem aquele humor ácido e inteligente que me faz rir... E juntos podíamos acabar com a seriedade do mundo num só café.

Ricky Gervais, humorista, ator e também este um dos expoentes máximos da 'stand-up comedy' - só que do lado de lá do Canal da Mancha -, seria a celebridade que Fernando Rocha não se importaria de ter como melhor amigo. FOTO: Arquivo.

Qual é a piada mais engraçada que conhece?
Isso não existe. É impossível dizer qual a melhor piada, mas posso dizer que as piadas que mais gosto de contar não são as que fazem rir, mas as que fazem chocar, pois se chocou, quer dizer que o cérebro não estava à espera do final e isso é a perfeição da escrita cómica.

Se pudesse falar com qualquer animal, qual seria e o que perguntaria?
Falava com o meu cão e perguntava: “Tu realmente entendes alguma coisa do que digo, ou só fazes  aquela cara porque sabes que eu vou dar-te comida na mesma?”

Qual é o seu talento oculto, que poucas pessoas conhecem?
Sou ótimo a jogar ioiô: quando jovem ganhei uma data de concursos de ioiô promovidos pela Coca-Cola. Que memórias incríveis - estou a escrever isto e a pensar: “Que criança feliz que eu fui.”

Em miúdo, o apresentador de TV foi um às do ioiô e até ganhou concursos... FOTO: Arquivo.

Se fosse uma cor, qual seria e porquê?
Vermelho. Porque é vibrante, chama a atenção e tem um toque de perigo. Um bocado como eu no palco.

Qual é a palavra que mais gosta de dizer e porquê?
“Fod@-se.” É uma palavra mágica - serve para expressar frustração, alegria, surpresa e até alívio. Multifuncional, o “Fod@-se” é o canivete suíço das palavras.

Se pudesse inventar qualquer coisa, o que seria?
Um dispositivo que desse choques a quem conta piadas sem graça… Eu sei que também levava alguns, mas ao menos aprendíamos todos a melhorar!

Qual é a coisa mais ridícula que já comprou?
Um conjunto de facas “milagrosas” que vi na TV Shop - eles mostravam a faca a cortar um sapato! Já passaram dois anos e ainda estou para encontrar uma ocasião em que precise de fatiar um sapato...

Se tivesse de comer apenas uma comida para o resto da vida, qual seria?
Bacalhau, além de ser um prato típico português, o bacalhau é como o sexo, existem 1000 maneiras de o fazer e é sempre bom.

Bacalhau, aqui no forno, mas há 1001 maneiras de o cozinhar, daí ser a escolha de Fernando Rocha se tivesse de consumir sempre a mesma comida para o resto da vida. FOTO: Pedro Granadeiro / Arquivo - Global Imagens

Qual é a sua memória de infância mais engraçada?
O dia em que decidi cortar o meu próprio cabelo… Fiquei com uma espécie de ninho de pássaro na cabeça e, desde então, nunca mais confiei em ninguém com uma tesoura.

Se fosse um meme, qual seria?
Aquele do “Confused Travolta” a olhar à volta. Porque às vezes é assim que me sinto quando alguém não percebe uma piada básica.

O 'Confused Travolta', em 'Pulp Fiction', seria o meme ideal para o humorista e ator, pelo menos assim considera este. FOTO: Arquivo.

Qual seria o título da sua autobiografia?
Não Levei a Vida a Sério, e Correu-me Bem!

Se pudesse ser uma personagem de videojogo, quem seria?
Super Mario. Porque o gajo sempre consegue dar a volta por cima, mesmo quando a vida o atira para dentro de um cano sem fundo. Por outro lado, ninguém me tira da cabeça que o Super Mário é português, aquele bigode é igualzinho ao do meu pai, adoro-o.

Qual é o seu trocadilho ou piada de favorito?
Não há piada favorita, mas cá vai uma que acho boa: Sabes porque as loiras, antes de fazerem sexo, escrevem um “A” na testa do parceiro? Para servir de cábula na hora de gemer.

Se pudesse ser invisível por um dia, o que faria?
Ia a uma reunião do Governo. Acho que ia sair de lá com piadas para o resto da minha vida... ou então, saía de lá a chorar.

Qual foi a coisa mais inesperada que aprendeu recentemente?
“Descobri que as abelhas podem reconhecer rostos humanos. quer dizer, além de picarem, ainda guardam rancor.”

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt