Fenprof alerta que Provas ModA avaliam alunos sobre matérias que não aprenderam
Rita Chantre / Global Imagens

Fenprof alerta que Provas ModA avaliam alunos sobre matérias que não aprenderam

Fenprof diz que muitos alunos estão a ser avaliados em provas nacionais sobre conteúdos que ainda não aprenderam, porque as aulas ainda decorrem ou porque passaram o ano sem professor.
Publicado a
Atualizado a

A Fenprof alertou esta segunda-feira que muitos alunos estão a ser avaliados em provas nacionais sobre conteúdos que ainda não aprenderam, porque as aulas ainda decorrem ou porque passaram o ano sem professor.

No dia em que arranca a terceira e última semana das provas de Monitorização e Aprendizagem (ModA), que vieram substituir as provas de aferição, a Federação Nacional dos Professores volta a enumerar problemas que já tinha identificado, como alunos sem aulas, problemas técnicos com computadores e redes informáticas ou “sobrecarga de trabalho dos docentes”.

Mas agora alerta que "muitos alunos" mais novos, do 4.º ano, estão ser avaliados sobre matérias que ainda não aprenderam: uns porque o ano letivo só termina no final de junho, outros porque durante o ano não tiveram professor.

Fenprof alerta que Provas ModA avaliam alunos sobre matérias que não aprenderam
Fenprof contesta ministro. Provas ModA “não podem servir para prolongar as atividades no final do ano letivo”

“Muitos alunos estão a ser sujeitos a estas provas sem nunca terem tido aulas regulares de Inglês, devido à crónica falta de professores nesta disciplina ao longo do ano letivo”, alerta em comunicado enviado esta segunda-feira para as redações.

Os estudantes do 4.º e 6.º ano iniciaram na semana de 19 de maio as provas de Português, seguindo-se as provas de História e Geografia de Portugal para os do 2.º ciclo e as de Inglês para os mais novos.

E é precisamente nesta última disciplina que a Fenprof diz ter detetado “os maiores constrangimentos”.

Fenprof alerta que Provas ModA avaliam alunos sobre matérias que não aprenderam
Alunos sem aulas e provas ModA feitas em corredores por falta de rede. Ministério faz balanço positivo

Para fazer estas provas, foi preciso “suspender as aulas de Inglês do 1.º CEB, e de algumas noutros ciclos, durante três semanas, devido ao destacamento dos docentes para a aplicação das provas”, afirma a maior federação representativa da classe.

A Fenprof convocou uma greve às tarefas associadas a esta nova prova e garante que a falta de condições para a realizar tem levado a que cada vez mais professores adiram à greve, em especial nos concelhos de Sintra, Oeiras, Amadora e Lisboa.

Esta semana, até dia 6 de junho, realizam-se as provas de 4.º ano de Matemática e Estudo do Meio e de 6.º ano de Matemática e Ciências Sociais, sendo que a Fenprof irá manter a greve de professores.

A Lusa contactou o ministério da Educação, mas não obteve resposta até ao momento.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt