Facebook censura obra de arte que mostra... uma mão

A imagem censurada era uma obra de um pintor do séc. XVI. Caso gerou indignação nas redes sociais

Um desenho do pintor alemão do séc. XVI Hans Holbein, o Jovem, foi censurado pelo Facebook após ter sido publicado na semana passada por um utilizador. O caso está a gerar indignação pois o desenho apenas mostra uma mão humana.

A imagem da obra foi publicada na rede social pelo britânico Stephen Ellcock, de 59 anos, que diariamente coloca peças de arte no seu moral do Facebook, segundo o El Pais. O desenho de Hans Holbein, no entanto, recebeu atenção extra no dia 22 de agosto, quando Stephen recebeu uma suspensão de 30 dias da sua conta por ter violado as normas comunitárias.

Após a censura sem motivo aparente, vários utilizadores publicaram imagens de obras de arte que mostram mãos no mural de Stephen Ellcock.

O Facebook reconheceu que a obra do séc. XVI foi censurada por engano, devido a "erro humano" de um dos funcionários, segundo o El Pais, e a conta de Stephen Ellcock foi restabelecida

A censura do Facebook tem gerado alguma polémica por proibir publicar imagens de seios femininos em se veja o mamilo, mas não censurar os mamilos dos homens.

São também censuradas, segundo as normas do Facebook, imagens que mostrem genitais ou nádegas na totalidade. Estas diretivas também são aplicadas a obras de arte e, nos últimos tempos a rede social baniu algumas, como o quadro L'Origine du Monde, de Gustave Courbet, e o quadro Ema, de Gerhard Richter.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG