Explosão no Cabo Canaveral durante preparação de lançamento da SpaceX
Uma explosão foi registada esta quinta-feira no Kennedy Space Center, que fica no Cabo Canaveral na Florida, EUA, onde a SpaceX - companhia privada de exploração espacial - estava a preparar o lançamento de um foguetão.
[twitter:771351876436631552]
Através do Twitter, a SpaceX confirmou o acidente, que ocorreu pelas nove da manhã locais (14.00 em Lisboa) durante um teste de rotina pré-lançamento: uma "anomalia na plataforma de lançamento resultou na perda de um veículo e da carga do mesmo. Por ser procedimento padrão, a plataforma estava vazia e não houve feridos".
[twitter:771357538738577408]
Segundo a CNN, um foguetão quer deveria ser lançado no próximo sábado ficou destruído, bem como o satélite que iria transportar.
De acordo com a agência AP, a SpaceX conduzia testes de rotina precisamente para preparar o lançamento de sábado. A explosão foi sentida a longa distância e seguida por vários rebentamentos durante minutos. Uma nuvem de fogo é visível sobre o local.
[twitter:771343554941706244]
Os serviços de emergência locais garantem, através das redes sociais, que não há ameaça à população.
À agência Reuters, um porta-voz da NASA garantiu que a agência espacial norte-americana não tem qualquer informação sobre o acontecido, uma vez que não está envolvida nas operações.
[twitter:771343721237475329]
A SpaceX tem usado o foguetão Falcon 9 para transportar uma cápsula com mantimentos e material para a Estação Espacial Internacional. A empresa, fundada em 2002 e dirigida pelo carismático Elon Musk, tem planos ambiciosos para tornar as viagens no espaço mais acessíveis e está mesmo a preparar-se para começar a transportar astronautas para a Estação Espacial Internacional.
[twitter:771342443681841153]
Musk anunciou mesmo para o final do mês de setembro novos detalhes sobre os planos da empresa para instalar uma colónia no planeta Marte, em 2024. A primeira missão não tripulada da SpaceX até Marte está planeada já para 2018.
A SpaceX já conseguiu também - depois de várias tentativas sem êxito - aterrar um foguetão Falcon 9 em segurança numa plataforma em terra e no mar, permitindo-lhe reutilizar o aparelho depois de ter ido ao espaço. A ser implementado com sucesso, este sistema permitiria reduzir significativamente os custos de colocar objetos em órbita da Terra.