Há uma baleia azul em apuros. Está presa em redes de pesca e boias
A baleia azul tem mais de 20 metros e ficou presa na segunda-feira quando nadava muito perto da costa
Equipas de resgate estão a tentar salvar uma baleia azul que ficou presa em redes de pescadores na costa da Califórnia, no Pacífico. A baleia mede entre 20 e 24 metros e ficou presa na segunda-feira quando nadava a cerca de 50 quilómetros da costa. Se não for salva em breve, acabará por morrer de exaustão.
As tentativas de salvamento começaram na segunda-feira, logo que o animal foi detetado, mas não tiveram sucesso. Esta terça-feira a equipa formada pela Administração Nacional dos Oceanos e Atmosfera (NOAA, sigla em inglês) e os xerifes do condado de Orange, na Califórnia, vai continuar a tentar resgatar o mamífero.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
David Anderson, dono de uma empresa que organiza viagens para observar baleias na Califórnia e que também está a colaborar com a equipa de resgate, contou à AP que os homens estivarem no mar a tentar libertar o animal durante horas, mas que este está enrolado em 60 metros de redes de pesca e boias.
A equipa acredita que a rede esteja presa na boca ou na barbatana da baleia azul. Num vídeo publicado pela empresa de David Anderson vê-se o animal em apuros e a tentar libertar-se.
Os homens tentaram rasgar a rede sem magoar o animal usando um pau de cerca de 10 metros com uma faca na ponta mas não conseguiram.
Casos deste género não são comuns na Califórnia segundo a NOAA, pois as baleias azuis não nadam tão próximo da zona de pesca e da costa, mas no ano passado outra baleia ficou presa em redes de pescadores, segundo a CNN.