Enfermeiro herói em Londres e piloto Tiago Monteiro homenageados

Lista inclui pessoas e instituições considerados "os melhores da comunidade"

O piloto Tiago Monteiro e Carlos Pinto, enfermeiro que socorreu uma jovem durante um atentado em Londres, estão entre os homenageados pela Câmara de Vila Real que, no dia 20, recebem a medalha de mérito municipal.

Vila Real distingue "os melhores da comunidade" durante o aniversário da sua elevação a cidade.

"Ao longo dos anos marcaram pela positiva a nossa vida coletiva. É um reconhecimento de Vila Real face a obras e ações que cada um fez e catapultou o concelho", afirmou hoje à agência Lusa o presidente do município, Rui Santos.

A lista inclui pessoas e instituições, políticos, cientistas, desportistas, artesãos, fotojornalistas, chefes de cozinha e empresários, quem projeta o nome de Vila Real e quem cria emprego.

Entre os homenageados está Carlos Pinto, de 33 anos e natural de Constantim, que vai receber a medalha de ouro de mérito municipal.

Rui Santos justificou esta distinção com a "atitude heroica" do enfermeiro que socorreu uma jovem americana, esfaqueada durante o atentado de Londres de 03 de junho.

O português, emigrante em Inglaterra há três anos, estava num restaurante e ficou cerca de duas horas e meia com a jovem, até à ambulância chegar.

Também o piloto Tiago Monteiro vai receber a medalha de ouro da cidade. Nasceu no Porto, tem raízes no Douro e transformou-se num herói para a cidade devido ao Circuito Internacional de Vila Real e aos pódios alcançados no Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC).

"Vila Real está ligada ao automobilismo, esta é a nossa principal bandeira e Tiago Monteiro leva esta bandeira aos quatro cantos do mundo", frisou.

Com o grau ouro vão ainda ser distinguidos o antigo governador civil de Vila Real Artur Vaz, o padre Portelinha, o empresário Francisco Magalhães e o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Depois, a medalha de prata vai ser atribuída à fotojornalista Violeta Santos Moura, a Caseiro Marques, antigo vereador, advogado e fundador do jornal "Notícias de Vila Real", à investigadora Susana Moreira e ao chefe de cozinha e estrela Michelin Vítor Matos.

Também serão distinguidos com prata António Areias, da Associação Bairro Latino, o latoeiro Joaquim Alves dos Santos, o campeão de atletismo Manuel Oliveira e o campeão europeu de motocrosse Paulo Felícia.

A homenagem da câmara estende-se ainda à Associação de Caminheiros, à barbearia do "Sinaleiro", ao café "Clássico" e ao restaurante "Jorge".

Vila Real assinala no dia 20 de julho, numa cerimónia a decorrer no Teatro Municipal, o 92.º aniversário de elevação a cidade.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG