Gouveia e Melo.
Gouveia e Melo.Paulo Spranger

"É de todos vós, camaradas, que terei saudades". Gouveia e Melo despede-se da Marinha

Chefe do Estado-Maior da Armada despediu-se oficialmente da Marinha em discurso realizado na sexta-feira em Lisboa.
Publicado a
Atualizado a

Chefe do Estado-Maior da Armada nos últimos três anos, Gouveia e Melo despediu-se oficialmente do seu cargo e colegas em cerimónia realizada em Lisboa na última sexta-feira (20). Em discurso emotivo, o Almirante começou por dizer que aquele era "um dos dias mais tristes" da sua vida. "Vou despedir-me de vós, que fostes, nos últimos 45 anos, a minha grande família”, reiterou Gouveia e Melo.

Provável candidato às próximas eleições presidenciais, Gouveia e Melo exaltou alguns dos seus momentos vividos na Marinha nas últimas décadas. Entre outros diversos feitos, o Almirante lembrou do trabalho em Pedrógão Grande no "verão trágico de 2017", a ida a São Tomé e Príncipe "para montar um novo modelo de cooperação militar", além, claro, da task-force pela vacinação durante a pandemia da Covid-19, quando se tornou um dos principais rostos daquele período

"Tudo isto está gravado em mim e ficará comigo até morrer, mas é de todos vós, camaradas, que terei saudades", destacou Gouveia e Melo, antes de prosseguir: "das nossas conversas, da capacidade de nos rirmos de nós próprios e sermos mordazes para com tudo e mais alguma coisa, de partilhar noites ao frio em quartos intermináveis, de ficarmos encharcados com a água do mar, como se esta nos lambesse como um monstro que sente a 5 fibra das suas vítimas, para depois nos largar numa acalmia tranquilizadora, dos ruídos e movimentos ritmados e dos rangidos das anteparas e madeiras, enfim… da vida no mar", afirmou.

Gouveia e Melo ainda agradeceu aos seus agora ex-colegas, apelando para que os mesmos "tenham fé, esperança e uma grande força interior para viverem este sonho, que é a vida na Marinha e que "nunca deixem de ter orgulho na nossa condição de marinheiros, pois fostes fiéis ao nosso sonho e irredutíveis no amor e dedicação à Pátria".

Gouveia e Melo deixa a Marinha no dia 27.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt