Durante o sono dizemos o que não podemos dizer durante o dia
Falar durante o sono pode revelar em parte o que se passa no nosso subconsciente, segundo um estudo francês, que analisou o que as pessoas dizem quando estão a dormir. Os investigadores descobriram que há mais homens a falar durante o sono do que mulheres e que eles são mais verbalmente abusivos.
A palavra mais repetida pelos voluntários do estudo, enquanto dormiam, foi "não", segundo o The Guardian.
Nerina Ramlakhan, terapeuta do sono, diz que este tipo de distúrbio do sono pode estar associado a um "sistema nervoso demasiado estimulado" pelo uso excessivo de tecnologia ou consumo excessivo de cafeína, mas também a pessoas demasiado perfecionistas.
"Este tipo de comportamento pode acontecer a pessoas que são demasiado duras consigo mesmas. São perfecionistas, mas frequentemente não dizem o que realmente querem dizer", explicou Ramlakhan. "Quando vão dormir à noite, dizem tudo durante o sono".
Contudo, o que é dito durante o sono não deve ser levado demasiado a sério, segundo Jim Horne, antigo diretor do centro de investigação do sono da Universidade de Loughborough, na Inglaterra.
Pessoas que falam durante o sono "geralmente têm algum tipo de preocupação", disse Horne. "Penso que o melhor é não se preocupar muito com o distúrbio e não levar as palavras ditas por alguém a sério".
Horne diz ainda que falar durante o sono é mais comum em crianças e a maiorias das pessoas deixa de o fazer com o passar do tempo.