Longe vão os tempos em que a Ducati era sinónimo de motos europeias exóticas, com design e fiabilidade questionável. Quase a fazer um século, a marca com origem na cidade italiana de Bolonha ultrapassou as dificuldades ao longo dos anos, inovando (com a invenção do sistema de válvulas desmodrónico) e mantendo-se fiel à tradição dos seus motores em V. Em 2012, a Ducati foi comprada pela Audi, passando a integrar o Grupo Volkswagen, graças ao gosto pela marca do chairman Ferdinand Piëch. A Ducati está a viver o seu melhor momento, lidera o atual Campeonato do Mundo de MotoGP, que já tinha vencido em 2022 e 2023 em simultâneo com o de SBK..O sucesso da marca nas pistas reflete-se naturalmente no lançamento de novas motos, como a mais recente Panigale V4 para satisfazer a procura pelo público aficionado da marca..A 7.ª geração da Panigale foi alvo de um facelift dramático, com um farol inspirado na 916 e asas integradas, que reforçam a herança do MotoGP. Debaixo da carenagem redesenhada, um braço oscilante de dupla face mais leve substitui a unidade de face única, contribuindo para uma redução significativa do peso..A Panigale V4 2025 é a mais recente versão deste modelo da marca. FOTO: Direitos Reservados..No coração da Panigale V4 2025 está o motor Desmosedici Stradale 90° V4 derivado de MotoGP. Cumpre a norma Euro5 e produz a mesma potência do seu antecessor, mas pesa menos. O motor de quatro cilindros arrefecido a líquido de 1103cc produz 209cv de potência e 120Nm de binário..Equipado com o escape Akrapovič, exclusivo para pista, a potência do motor pode atingir os 228cv..A suspensão conta com uma forquilha Showa BPF de 43mm totalmente ajustável e um monoamortecedor Sachs..O anterior sistema de travagem Brembo Stylema também foi substituído por novas pinças Hypure de quatro pistões e discos de 330mm..Carlos T. López Panisello assumiu no início deste ano a direção-geral da Ducati Portugal e da sua congénere em Espanha, mas distingue muito bem as diferenças entre o cliente dos dois lados da frontrira. FOTO: Direitos Reservados..Em 2024, o Grupo Volkswagen decidiu restruturar a distribuição da marca na Península Ibérica e nomeou Carlos T. López Panisello para novo diretor-geral da Ducati para Portugal e Espanha. O DN/ Motor 24 aproveitou a passagem de Panisello pelo concessionário da marca em Lisboa, para ficar a saber a importância que tem para marca a entrada no motocross, e que uma Ducati elétrica poderá ser uma realidade no futuro..Há quanto tempo está na Ducati?Estou desde maio de 2023 no Grupo Volkswagen, que assumiu a distribuição da Ducati em Espanha e Portugal em 1 de janeiro de 2024, embora eu tenha começado um pouco mais cedo a preparar todo o trabalho..Quais são as diferenças que encontrou em Espanha e Portugal no modo de funcionamento da Ducati?Antes, a distribuição em Espanha e Portugal era gerida por um importador privado chamado Desmodron, e agora é gerida diretamente pelo Grupo Volkswagen, que, por sua vez, é proprietário da Ducati desde 2012, através da Audi. Por isso, o maior desafio tem sido adaptar os processos que já temos na empresa de distribuição do Grupo Volkswagen em Espanha, também às motos..O painel digital da nova Panigale, com perto de 7", usa uma tecnologia especificamente desenvolvida para permitir a máxima legibilidade, mesmo durante o dia. FOTO: Direitos Reservados..Qual é a estratégia para o mercado ibérico?A estratégia consiste em tirar partido do facto de a marca se encontrar no melhor momento da sua história, do ponto de vista do produto, do design, da tecnologia e da inovação. Tirar partido de todas as sinergias do Grupo Volkswagen, como a estreita colaboração com a Volkswagen Financial Services, que é a empresa financeira do Grupo Volkswagen, e tirar partido de toda a experiência do Grupo Volkswagen España, que distribui automóveis há muitos anos. O Volkswagen Group España é uma empresa muito grande, com muitos anos de experiência na distribuição de automóveis e na gestão da relação com os concessionários, e este é um trunfo que nos ajuda a trabalhar o mundo das motos de uma forma eficiente e profissional..Quais são as diferenças entre os mercados espanhol e português?Para nós, são mercados diferentes. De facto, desde o início que quisemos diferenciar que somos a Ducati Espanha e Portugal, e não a Ducati Ibérica, porque para nós são dois países diferentes, com duas línguas diferentes, duas legislações diferentes, dois sistemas fiscais diferentes e dois tipos de clientes diferentes. Desde o início que quisemos ser muito sensíveis para dizer: aqui tenho o cliente espanhol, aqui tenho o cliente português, e querem coisas diferentes. Na realidade, o cliente português é ainda mais exclusivo, quer um produto, no caso da Ducati, mais único, com mais edições limitadas, tem uma perceção da Ducati como ainda mais premium e valoriza mais um produto com um acabamento muito elevado do que em Espanha. De facto, em Portugal vendemos motos cujo preço médio é mais elevado do que em Espanha..Motor24.Leia a entrevista completa em: motor24.pt