Dos Queen a David Guetta. A música que os autarcas DJ passam

Dez presidentes de câmaras municipais de Coimbra e Aveiro subiram ontem ao palco na Mealhada e assumiram o papel de disc jockeys

David Guetta, Queen, Bon Jovi, Michael Jackson, Rihanna, Rod Stewart, Madonna, Sinatra, Duke Ellington. Da eletrónica ao jazz, estes foram alguns dos artistas escolhidos por dez DJ improvisados, todos autarcas dos distritos de Coimbra e Aveiro, que ontem à noite subiram ao palco da FESTAME - Feira do Município da Mealhada. Uma estreia absoluta para todos os presidentes de câmaras municipais, que mostraram as suas habilidades a "passar música".

Quem lançou o repto foi Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, que organiza o certame. "Um presidente de câmara ou um vereador é uma pessoa como outra qualquer, que gosta de ouvir música. E é bom quando apresentamos a nossa faceta mais humana", justificou ontem à tarde ao DN.

La vida es un carnaval, de Celia Cruz, era uma das músicas que fazia parte da playlist do Dj Marqueiro. "Porque é verdade, a vida é mesmo um carnaval." Duke Ellington, Frank Sinatra, Madonna e Beatles também integravam a lista. Talvez não tivesse oportunidade de passar todas. "Mas se puxarem por mim, posso tocar 20", gracejou.

Para animar a noite, o líder do município da Mealhada convidou os autarcas de Arganil, Figueira da Foz, Góis, Mira, Montemor-o-Velho, Pampilhosa, Penacova, Penela e Soure. "Achei uma ideia brilhante, genial e até algo irreverente. Uma forma diferente e divertida de apresentar os colegas", disse ao DN Emílio Torrão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho. Além do clássico Love is in the Air, de John Paul Young, Emílio Torrão incluiu os DJ David Guetta e Erick Morrillo na sua playlist. "São músicas para dançar e que têm uma mensagem divertida."

Como nunca tinham trabalhado com uma mesa de mistura, os autarcas iriam contar com a ajuda de um DJ profissional. José Alberto Brito Dias, presidente da Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra, foi um dos DJ da noite. "Gosto de me divertir e de fazer que os outros se divirtam", disse ao DN. Escolheu os Queen, Bon Jovi, Mickael Jackson e Survivor. "Músicas de tempos idos, mas que se mantêm atuais."

À semelhança dos outros autarcas que falaram com o DN, José Alberto Dias adiantou que se iria apresentar com um look informal: "Roupa descontraída, como é próprio para estas situações." "Isto não diminui a nossa responsabilidade. Nós somos humanos e eu giro a Câmara Municipal de forma humanizada", frisou. Sem prometer grandes misturas, o autarca da Pampilhosa da Serra garantiu que iria dar o seu melhor. "Nós próprios precisamos de momentos de descontração e divertimento para que consigamos despir-nos do papel que diariamente desempenhamos. Não faço isso as vezes que gostaria, mas isto é importante até para estarmos bem nas nossas funções", sublinhou.

Já o juiz desembargador João Albino das Neves, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, optou por fazer duas playlists: "Uma é mais do meu tempo, a outra é mais virada para a eletrónica e foi feita com ajuda." Da primeira fazem parte nomes como Police ou Cheap Trick e da segunda Calvin Harris e Rihanna. "Se o público for mais velho, escolho o pop rock. Se for mais jovem, a playlist mais eletrónica", explicou. Na opinião do ex-diretor nacional adjunto da Polícia Judiciária do Porto, é importante que um autarca "seja transversal" e tente "agradar ao público".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG