Dois mortos e três feridos em explosão de apartamento em Água de Pena

A explosão, que terá sido provocada por fuga de gás, provocou também danos em vários outros apartamentos e numa viatura, sendo necessário proceder ao realojamento de cerca de dez moradores.

Na madrugada desta segunda-feira, duas pessoas morreram na consequência de uma explosão num apartamento em Água de Pena, Machico, na Madeira, avança o Diário de Notícias da Madeira.

Na origem da explosão terá estado uma fuga de gás que provocou a morte de um homem e de uma mulher, ferimentos graves em mais uma pessoa e ligeiros em outras duas. As vítimas mortais viviam em apartamentos contíguos.

O presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco, disse à Lusa que a explosão ocorreu cerca das 04:05 no edifício Machico Parque, uma estrutura habitacional gerida pela empresa pública Investimentos Habitacionais da Madeira, localizada na freguesia de Água de Pena.

A explosão provocou também danos em vários outros apartamentos e numa viatura que se encontrava estacionada no exterior, sendo necessário proceder ao realojamento de cerca de dez moradores, devido a "fissuras expressivas" na estrutura do edifício e várias inundações resultantes de roturas na canalização.

As vítimas foram socorridas pelos Bombeiros Municipais de Machico e Bombeiros Sapadores de Santa Cruz, posteriormente foram encaminhadas para o hospital do Funchal.

A PSP e PJ estão no local a investigar a origem da explosão.

Governo da Madeira faz "levantamento exaustivo" ao edifício

O Governo da Madeira vai proceder ao "levantamento exaustivo" do estado do bloco de apartamentos onde uma explosão motivada por fuga de gás matou hoje duas pessoas e feriu três, indicou o executivo regional.

Em nota enviada à comunicação social, a Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas explica que a explosão no Edifício Machico Park, no concelho de Machico, zona leste da Madeira, ocorreu cerca das 04:00, causando duas vítimas mortais -- um homem de 58 anos e uma mulher de 76 anos -- e três feridos, que se encontram "estáveis".

"Uma vez que a explosão foi forte, todo o bloco será alvo de um levantamento exaustivo", refere a Secretaria Regional, indicando que a "Segurança Social também está no local, caso seja necessário providenciar habitação temporária a alguns dos moradores".

O edifício Machico Park, construído em 2009, é uma estrutura de habitação social, localizada na freguesia de Água de Pena, gerida pela empresa pública Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM), sob tutela da Secretaria de Equipamentos e Infraestruturas.

"A IHM, no terreno, já está a proceder à limpeza dos escombros e a situação será acompanhada pela Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas até à sua total resolução", refere a nota de imprensa, adiantando que a Polícia Judiciária também se encontra no local para "apurar a causa da explosão".

A Secretaria Regional e a empresa IHM lamentam o sucedido e, em nome do Governo da Madeira, "endereçam o seu pesar às famílias das vítimas".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG