Desloca-se sozinha e carrega telemóveis. Está a chegar a mala do futuro

Malas mais inteligentes e com mais funcionalidades vão chegar ao mercado em breve. Indicam quanto pesam, carregam telemóveis e seguem o proprietário

Uma mala de viagem perfeita, para além de transportar todos os objetos indispensáveis, deveria estar equipada com um conjunto de ferramentas para facilitar a deslocação. Este foi o ponto de partida das várias empresas que, recentemente, têm trabalhado de forma competitiva para melhorar o design e a funcionalidades das malas.

Depois da mala que carrega a bateria dos aparelhos eletrónicos e oferece um sistema de localização, para não se perder do proprietário, e a mala que se liga ao smartphone e dá informações, como o peso que carrega, a última novidade é a mala que acompanha sozinha o dono, quase digna do 007.

A NUA Robotics, uma empresa startup com sede em Israel, promete lançar para o mercado dentro de um ano uma mala que segue o proprietário, ou seja, desloca-se de modo autónomo, sem precisar de ser puxada. Vem equipada com uma câmara e sistema bluetooth, para seguir o smartphone a que estiver ligada.

De acordo com o site da startup, a mala deve ser capaz de seguir perfeitamente o dono em superfícies planas e evitar obstáculos, enquanto comunica com o proprietário. Traz também um sistema de bloqueio para evitar roubos e arrombamentos.

Segundo o co-fundador e CEO da NUA Robotics, Alex Libman, numa entrevista ao Mashable, "qualquer objeto pode ser inteligente e robotizado". O objetivo da empresa é aplicar o conceito que está agora a ser desenvolvido para esta mala a outros objetos. Carrinhos de compras que não precisam de ser empurrados e outras inovações que facilitem a vida de idosos e pessoas com deficiência podem estar para breve.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG