Descobertos três planetas que podem ter vida

Investigadores vão estudar composição química para perceber se há condições para os planetas terem água

Foram descobertos três planetas podem ter condições para albergar vida. Orbitam em redor de uma pequena estrela - que é um pouco maior do que Júpiter - e as suas temperaturas poderão ser similares às do planeta Terra. Isto significa que é possível a existência de água nas suas superfícies, aumentando a possibilidade de existir vida.

A descoberta foi feita por investigadores da Universidade de Liege, na Bélgica, e do MIT em Boston, nos EUA e publicada na revista Nature. Os três exoplanetas estão a cerca de 40 anos luz de distância da Terra, não muito longe, na perspetiva dos astrónomos, e foram encontrados através do telescópio Trappist, que está situado no Chile. A estrela recebeu o nome de Trappist-1.

"Porque estamos a tentar detetar planetas idênticos à Terra em redor de estrelas mais pequenas e menos quentes na vizinhança solar? A razão é simples: os sistemas em redor destas pequenas estrelas são os únicos locais onde podemos detetar vida em exoplanetas do tamanho da Terra com a tecnologia que dispomos. Por isso, se queremos encontrar vida noutro sítio do Universo, estes são os locais por onde devemos começar a procurar", salientou Michaël Gillon, investigador que liderou o estudo, citado pelo Observatório Europeu do Sul (ESO).

O facto da estrela não brilhar tanto como o Sol, por exemplo, vai permitir que os investigadores possam estudar as atmosferas dos exoplanetas com mais pormenor, segundo o The Verge, sendo considerados como a melhor possibilidade de se encontrar vida fora do Sistema Solar.

Dois dos planetas têm uma órbita muito próxima da estrela, o que faz com que recebam mais radiação. Parte da superfície poderá estar demasiado quente para ter água. Porém, como metade da superfície está sempre virada para a estrela e a outra metade está sempre escura, este lado poderá ter as temperaturas certas para a existência de água. E esta possibilidade é maior no terceiro planeta, que se encontra um pouco mais afastado da Trappist-1.

O tempo das órbitas são muito diferentes do da Terra. Os dois planetas mais próximos demoram entre 1,5 a 2,4 dias a completá-la e no terceiro a estimativa é que um ano demore entre 4,5 a 73 dias a passar. "Com períodos orbitais tão curtos, os planetas estão entre 20 a 100 vezes mais próximos da sua estrela do que a Terra do Sol", referiu Michaël Gillon

Por agora será necessário esperar pela investigação mais detalhada da composição química da atmosfera, para perceber se realmente se estará mais perto de encontrar vida num planeta fora do Sistema Solar.

Viriato Soromenho Marques

Madrid ou a vergonha de Prometeu

O que está a acontecer na COP 25 de Madrid é muito mais do que parece. Metaforicamente falando, poderíamos dizer que nas últimas quatro décadas confirmámos o que apenas uma elite de argutos observadores, com olhos de águia, havia percebido antes: não precisamos de temer o que vem do espaço. Nenhum asteroide constitui ameaça provável à existência da Terra. Na verdade, a única ameaça existencial à vida (ainda) exuberante no único planeta habitado conhecido do universo somos nós, a espécie humana. A COP 25 reproduz também outra figura da nossa iconografia ocidental. Pela 25.ª vez, Sísifo, desta vez corporizado pela imensa maquinaria da diplomacia ambiental, transportará a sua pedra penitencial até ao alto de mais uma cimeira, para a deixar rolar de novo, numa repetição ritual e aparentemente inútil.

Maria do Rosário Pedreira

Agendas

Disse Pessoa que "o poeta é um fingidor", mas, curiosamente, é a palavra "ficção", geralmente associada à narrativa em prosa, que tem origem no verbo latino fingire. E, em ficção, quanto mais verdadeiro parecer o faz-de-conta melhor, mesmo que a história esteja longe de ser real. Exímios nisto, alguns escritores conseguem transformar o fingido em algo tão vivo que chegamos a apaixonar-nos por personagens que, para nosso bem, não podem saltar do papel. Falo dos criminosos, vilões e malandros que, regra geral, animam a literatura e os leitores. De facto, haveria Crime e Castigo se o estudante não matasse a onzeneira? Com uma Bovary fiel ao marido, ainda nos lembraríamos de Flaubert? Nabokov ter-se-ia tornado célebre se Humbert Humbert não andasse a babar-se por uma menor? E poderia Stanley Kowalski ser amoroso com Blanche DuBois sem o público abandonar a peça antes do intervalo e a bocejar? Enfim, tratando-se de ficção, é um gozo encontrar um desses bonitões que levam a rapariga para a cama sem a mais pequena intenção de se envolverem com ela, ou até figuras capazes de ferir de morte com o refinamento do seu silêncio, como a mãe da protagonista de Uma Barragem contra o Pacífico quando recebe a visita do pretendente da filha: vê-o chegar com um embrulho descomunal, mas não só o pousa toda a santa tarde numa mesa sem o abrir, como nem sequer se digna perguntar o que é...

Maria Antónia de Almeida Santos

"O clima das gerações"

Greta Thunberg chegou nesta semana a Lisboa num dia cheio de luz. À chegada, disse: "In order to change everything, we need everyone." Respondemos-lhe, dizendo que Portugal não tem energia nuclear, que 54% da eletricidade consumida no país é proveniente de fontes renováveis e que somos o primeiro país do mundo a assumir o compromisso de alcançar a neutralidade de carbono em 2050. Sabemos - tal como ela - que isso não chega e que o atraso na ação climática é global. Mas vamos no caminho certo.