Descoberta nova espécie de inseto em Bruxelas

A última descoberta de uma nova espécie de inseto foi há mais de 20 anos

Uma nova espécie de inseto foi descoberta num jardim botânico de Bruxelas, uma raridade na Europa, anunciou hoje o Instituto Real de Ciências Naturais da Bélgica.

"Não é todos os dias que se descobre uma nova espécie na Bélgica!", disse num comunicado o entomologista do Instituto Real de Ciências Naturais da Bélgica (IRSNB), Patrick Grootaert.

Batizado de "Drapetis bruscellensis", o animal foi encontrado graças a uma armadilha de insetos instalada em 2015, no jardim botânico Jean Massart, perto da floresta de Soignes, na periferia da capital belga, segundo o comunicado.

Entre os insetos colhidos em etanol pelos cientistas - um inseto de dois milímetros no tórax, brilhante e negro - captou-lhes a atenção. Só ao estudarem cuidadosamente o ADN e a morfologia do inseto - como as partes genitais, as antenas e as pernas -- é que os cientistas se aperceberam da descoberta.

"É extremamente raro descobrir uma nova espécie na Bélgica. A última descoberta de uma nova espécie de inseto foi há mais de 20 anos", realçou M. Grootaert, explicando que "a fauna da Europa ocidental é a mais catalogada do mundo" e que é, portanto, "difícil fazer ainda mais descobertas".

"Drapetis brucellensis é uma espécie que vive sobretudo nos troncos das árvores e nas folhas", pormenorizou o IRSNB.