De olho nas eleições, TikTok elimina mais de 45 mil contas falsas em Portugal
O TikTok removeu da aplicação em Portugal mais de 45 mil contas falsas, no período de 14 a 27 de abril, como parte da estratégia para "salvaguardar a integridade antes das Eleições Portuguesas", informa a empresa, em comunicado enviado ao DN.
No mesmo período, a plataforma também bloqueou mais de 7.400 contas de spam em Portugal, removeu mais de 390 mil gostos falsos e 26 mil seguidores falsos de perfis criados nos país.
Além disso, conteúdos que violem as políticas de integridade cívica e eleitoral da aplicação ou que disseminem desinformação também estão a ser eliminados, tendo sido removidas 275 peças no mesmo período. A plataforma destaca que 98% destes conteúdos foram identificados e eliminados antes de receberem qualquer denúncia.
A aplicação já tinha lançado em Portugal, no dia 18 de abril, a Central Eleitoral, espaço onde os utilizadores encontram informações certificadas, incluindo recursos oficiais da Comissão Nacional de Eleições, datas importantes relacionada à votação e dicas para identificar desinformação.
"Para promover a transparência, o TikTok também está a rotular conteúdos e resultados de pesquisa relacionados com as eleições, direcionando os utilizadores diretamente para o Centro Eleitoral. Estas iniciativas fazem parte da estratégia global mais ampla do TikTok para promover uma expressão segura, informada e autêntica durante as eleições", completa a empresa.
Parte desta estratégia internacional é voltada ao combate de possíveis interferências estrangeiras e operações de influência dissimuladas na plataforma, trabalho que também está a ser feito em Portugal. Até ao momento, as equipas "não descobriram nem desmantelaram qualquer operação de influência deste género especificamente dirigida às eleições portuguesas", afirma a empresa.