Cria de golfinho morre depois de ser tirada da água pelos banhistas
Uma pequena cria de golfinho morreu este fim de semana numa praia espanhola, em Mojácar (Almería), depois de ser retirada da água pelos banhistas. Segundo a Equinac, uma organização de de preservação e resgate da vida marinha, a cria era pequena e frágil e portanto não sobreviveu ao contacto com dezenas de pessoas, noticia o jornal espanhol El País.
O golfinho apareceu junto aos banhistas numa praia muito concorrida e acabou por ser demasiado assediado por adultos e crianças que queriam tocar-lhe ou tirar fotografias, denuncia a associação.
"Temos feito muitas publicações a dizer o que se deve e não se deve fazer, e até entendemos que por ignorância se reintroduza no mar um cetáceo ferido... Mas isto? Apanhar um golfinho bebé, apavorado, e usá-la para tirar fotografias?", questiona a organização.
A associação deixa o alerta: quem vir um golfinho ou tartaruga na praia, ou qualquer outro animal marinho, deve alertar o 112 e evitar tocar no animal. A Equinac lembra que os são mamíferos muitos sensíveis ao stress.