Conheça os feriados de 2025 e as possíveis pontes e fins de semana prolongados

Conheça os feriados de 2025 e as possíveis pontes e fins de semana prolongados

Seis fins de semana prolongados e seis possíveis pontes para gozar em 2025. Sexta-Feira Santa (18 de abril) abre oficialmente a época fins de semana prolongados.
Publicado a
Atualizado a

O próximo ano vai ser rico em possíveis pontes e fins de semana prolongados, já a começar em março. 

O Carnaval, imagine-se, vai calhar a uma terça-feira, e embora não seja feriado nacional, no caso de a sua empresa lhe der tolerância de ponto nesse dia, 4 de março, poderá fazer ponte ao tirar a segunda-feira.

No mês seguinte, a Sexta-Feira Santa (18 de abril) abre oficialmente a época de fins de semana prolongados. Uma semana depois, o 25 de Abril será também a uma sexta-feira.

Na semana que se vai seguir haverá mais um feriado, o Dia do Trabalhador (1 de maio), que será a uma quinta-feira e abrirá nova possibilidade de ponte.

Em junho, o Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas (10 de junho) será a uma terça-feira, pelo que se tirar a véspera de férias, poderá descansar durante quatro dias seguidos. Na mesma semana, caso trabalhe em Lisboa ou noutro concelho que celebre o Santo António (13 de junho) terá direito a fim de semana prolongado, uma vez que esse feriado se vai gozar a uma sexta-feira. Ou seja, marcando apenas três dias de férias (9, 11 e 12 de junho), acabará por gozar nove dias de descanso.

Na quinta-feira da semana seguinte assinala-se o feriado de Corpo de Deus (19 de junho), o que permite mais uma ponte. Caso trabalhe no Porto ou em concelhos que celebrem o São João (24 de junho), que vai calhar a uma terça-feira, poderá até fazer duas pontes consecutivas, gozando um total de seis dias de descanso marcando apenas dois de férias.

Menos sorte terão os que trabalham nos concelhos onde se celebra o São Pedro (29 de junho), como Sintra, que no próximo ano será a um domingo.

Em agosto, o dia da Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto) será a uma sexta-feira, ou seja, será sinónimo de mais um fim de semana prolongado, podendo ganhar um dia caso esteja de férias por essa altura.

Após o verão, porém, terá de esperar por dezembro para receber uma benesse do calendário, pois o Dia da Implantação da República (5 de outubro) será a um domingo e o Dia de Todos os Santos (1 de novembro) será a um sábado.

Em compensação, os feriados de dezembro serão autênticas prendas de Natal, uma vez que o dia em que se assinala a Restauração da Independência (1 de dezembro) e o Dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro) vão calhar a uma segunda-feira. Mais tarde, o Dia de Natal (25 de dezembro) será a uma quinta-feira, podendo fazer ponto ou ter tolerância de ponto no dia 26.

Feitas as contas, são seis fins de semana prolongados e seis possíveis pontes para gozar em 2025.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt