Com 46 cadetes a bordo, navio-escola Sagres inicia nova missão de instrução e representação internacional
O Navio-Escola Sagres largou esta segunda-feira, 21 de julho, da Base Naval de Lisboa, no Alfeite, com 46 cadetes da Escola Naval a bordo, para uma nova missão de instrução e representação internacional.
A emblemática embarcação da Marinha Portuguesa irá marcar presença em três dos mais prestigiados encontros de grandes veleiros do mundo: a Tall Ships Races 2025, em Esbjerg (Dinamarca), a Sail 2025, em Bremerhaven (Alemanha), e a Sail Amsterdam 2025, nos Países Baixos. O regresso a Portugal incluirá uma escala na Corunha, na Galiza.
Para além do treino académico e prático dos cadetes do 2.º ano da Escola Naval, esta missão integra também uma vertente diplomática, com eventos protocolares e encontros previstos com as comunidades de portugueses e lusodescendentes nos quatro países visitados, refere uma nota da Marinha.
A bordo seguem 110 militares da guarnição, liderados pelo capitão-de-fragata José Sousa Luís, que comandará esta viagem de mais de um mês por mares do norte da Europa. A missão alia a vertente formativa à diplomacia naval, continuando a tradição do Sagres como um embaixador flutuante de Portugal.