Chuva e frio, mas também neve, regressam esta semana a Portugal Continental
Os dias de sol vão dar lugar à chuva e ao frio já esta quinta-feira (22 de fevereiro) em Portugal Continental, mas também a neve estará de regresso, segundo informou esta terça-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
"Na próxima quinta-feira, uma superfície frontal fria vai atravessar Portugal Continental, com o estabelecimento de uma corrente de noroeste pós-frontal que transportará uma massa de ar polar marítimo", refere o IPMA.
Perante este cenário, "a partir do meio da tarde, espera-se queda de neve nas terras altas das regiões Norte e Centro, inicialmente nos pontos mais altos, descendo gradualmente a cota para 800/1000 metros, que se manterá com poucas variações ao longo dos dias 23 e 24".
De acordo com as previsões do IPMA, quinta-feira terá "céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do meio da tarde de norte para sul", estando previstos "períodos de chuva na região Norte, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, passando a regime de aguaceiros nas regiões Norte e Centro a partir da tarde".
Prevê-se ainda uma "pequena descida da temperatura máxima" na quinta-feira, dia com máximas que vão oscilar entre os 20 graus, em Santarém, Setúbal e Faro, e os 11 graus, na Guarda. Já as temperaturas mínimas vão variar entre os 12 graus. em Lisboa e Faro, e 1 grau na Guarda.
Na sexta-feira, prevê-se "períodos de céu muito nublado", com "aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro, onde poderão ser acompanhados de trovoada, sendo de neve acima de 800/1000 metros de altitude".
Na véspera do fim de semana, o vento será "fraco a moderado (até 30 km/h) de noroeste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) no litoral oeste e nas terras altas, com rajadas até 65 e 75 km/h, respetivamente". Espera-se para sexta-feira uma "descida de temperatura, sendo acentuada nas regiões montanhosas".
Indica ainda o IPMA que "a quantidade da precipitação, cuja previsão permanece ainda com alguma incerteza, definirá os acumulados de neve no solo", mas, neste momento, "as acumulações previstas atingem", no sábado (24), "entre 10 a 20 cm em várias serras acima dos 1200 metros, entre as quais, a Serra da Peneda/Gerês, Serra do Larouco, Serra do Alvão/Marão, Serra de Montemuro e Serra da Estrela".
Já no domingo, dia 25, as previsões apontam para uma "subida temporária da temperatura", resultado da "aproximação e passagem de novo sistema frontal", pelo que "é expectável que a precipitação nas serras passe a ser sob a forma de chuva, derretendo grande parte da neve no solo".