Chuva coloca quatro distritos sob aviso amarelo
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta segunda-feira quatro distritos do norte sob aviso amarelo devido a "precipitação, por vezes forte e persistente".
Em causa os distritos de Porto, Braga, Viana do Castelo e Aveiro.
O aviso vai estar em vigor entre as 12:00 e as 18:00.
O IPMA prevê para esta segunda-feira, para as regiões Norte e Centro, uma "descida de temperatura, em especial da máxima, e que será acentuada no interior", "céu geralmente muito nublado" e "períodos de chuva, passando gradualmente a regime de aguaceiros, a partir da tarde, e que poderão ser localmente fortes, ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoadas".
Também se perspetiva "queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela a partir da manhã, descendo a cota para os 1400/1600 metros de altitude no final do dia", e "vento fraco a moderado (até 30 km/h) sul/sudoeste, tornando-se moderado a forte (30 a 45 km/h) na faixa costeira e nas terras altas a partir do meio da manhã, por vezes com rajadas até 65 km/h, rodando para o quadrante oeste a partir da tarde, e enfraquecendo no final do dia".
Para o sul prevê-se igualmente uma "descida de temperatura, em especial da máxima, e que será acentuada no interior", assim como "céu geralmente muito nublado, com boas abertas a partir da tarde", e "períodos de chuva a partir da manhã, passando gradualmente a regime de aguaceiros pouco frequentes, de norte para sul, a partir da tarde".
Também está previsto "vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, tornando-se moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas a partir do meio da manhã e temporariamente na faixa costeira, por vezes com rajadas até 60 km/h, enfraquecendo no final do dia".
As temperaturas deverão variar entre 11º e 18º C em Lisboa e 8º e 15º C no Porto.