Chuva (por vezes forte e acompanhada de trovoada) coloca 16 distritos sob aviso amarelo
Só Lisboa e Setúbal escapam. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso amarelo devido a “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada e de queda de granizo” para 16 distritos de Portugal Continental nesta quarta-feira.
Beja, Évora, Faro, Leiria, Portalegre e Santarém estão sob este aviso desde as 6:00 até ao meio-dia, à exceção de Faro cujo aviso termina às 9:00.
Em Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda e Viseu o aviso amarelo estará em vigor entre as 9:00 e as 15:00.
Já em Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real o aviso vai estar em vigor entre as 12:00 e as 18:00.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para esta quarta-feira, para a generalidade do território, “períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e ocasionalmente acompanhados de trovoada”, assim como “descida de temperatura, em especial da máxima e nas regiões Norte e Centro”.
Apesar de a Grande Lisboa não estar abrangida por qualquer aviso, nesta região também são esperados “períodos de chuva ou aguaceiros, sendo mais intensos até ao meio da manhã, diminuindo gradualmente de intensidade e frequência a partir da tarde”, havendo a “possibilidade de ocorrência de trovoada e queda de granizo”.