Chegou o Android 15. E nos Pixel traz funcionalidades exclusivas
A mais recente atualização do sistema operativo (SO) móvel mais utilizado no mundo, o Android, começou esta quarta-feira a ser distribuido pela Google. Os aparelhos Pixel, da marca norte-americana detentora do software, são os primeiros a receber este update, que assim chega à versão 15 e inclui novas fucionalidades. Mas algumas são exclusivas dos modelos criados pela empresa californiana.
Já as outras marcas, que usam variantes do SO, adaptado e incluindo os seus próprios serviços exclusivos, deverão também começar a distribuir aos seus clientes atualizações durante as próximas semanas.
O Android 15, que estamos já a utilizar e testar, tem um enfoque maior na privacidade e segurança ao incluir, numa funcionalidade que, esperamos, seja partilhada com outros fabricantes, um novo Bloqueio de Deteção de Roubo.
Desde que ativada, esta funcionalidade passa a utilizar os sensores do dispositivo e a Inteligência Artificial para detetar movimentos suspeitos, como uma deslocação brusca, que possa indicar que o telefone tenha sido retirado violentamente ao utilizador. Nesse caso, o aparelho bloqueia-se automaticamente, impedindo o acesso aos dados mesmo que o cartão SIM seja removido.
Outra funcionalidade agora incluída nos aparelhos Pixel, mas que, sendo de sistema, deverá ser integrada nos aparelhos de outras marcas, é a opção nativa de gerar uma pasta segura e invisível, evitando assim ter de se recorrer a apps de fontes terceiras para o fazer.
Além de encriptar os dados das apps colocadas nesta pasta, é também possível configurar que estas fiquem ocultas ("invisíveis"), para uma maior segurança. Ideal para proteger apps bancárias ou de cripto, por exemplo.
São ainda introduzidos os chamados Alertas de Privacidade Proativos, em que o sistema passa a monitorizar ativamente as atividades das apps, individualmente, notificando o utilizador sobre potenciais riscos de privacidade. Também monitoriza automaticamente se as apps comunicam entre si - por exemplo, se o maps está a enviar dados de localização para outra aplicação - e avisa o utilizador desse facto.
Funcionalidades exclusivas dos Pixel
No "ecossistema" Pixel, a Inteligêcia Artificial Gemini está cada vez mais no centro de todos os aparelhos e é com esta atualização que se concretiza a prometida (no lançamento) funcionalidade de utilização da IA em mãos livres com os auriculares Pixel Buds.
A partir desta quinta-feira já em português de Portugal (LER AQUI) é possível interagir com o novo modelo de linguagem da Google de forma totalmente mãos-livres, desde realizar pesquisas, obter traduções em tempo real, controlar dispositivos inteligentes... e até conversar, lançando o Gemini Live.
A nível de fotografia - um dos grandes trunfos dos aparelhos Pixel -, tanto a série 9 como a 8 recebe, com o Android 15, uma atualização no modo de Fotografia Noturna e de Astrofotografia que permite captar fotos com maior detalhe e nitidez, mesmo sem recurso a tripé.
É ainda introduzido um novo modo de Fotografia Subaquática (que não testámos...), em que os utilizadores do Pixel 8 Pro e 9 Pro são convidados a colocar os seus telefones em bolsas apropriadas e mergulhar com eles. A câmara foi otimizada para captar "imagens nítidas e vibrantes mesmo debaixo de água, com cores precisas e correção de distorção", diz a Google.
Também o termómetro que é incluído no 8 Pro e no 9 Pro ganha, no primeiro, a mesma funcionalidade que já tinha sido introduzida no 9: a capacidade de ler com elevado nível de precisão a temperatura corporal de uma pessoa, incluindo bebés. Uma aptidão que também pode ser usada para objetos, como aparelhos eletrónicos, por exemplo - uma forma de detetar (e evitar) problemas que já utilizámos.
E para quem tem um Pixel tablet...
Apesar de a Google, por alguma razão - que, ainda que tenhamos questionado, não foi possível apurar -, não comercializar oficialmente o seu tablet em Portugal (tal como não traz para cá o seu dobrável Fold, ao contrário da sul-coreana Samsung), é possível adquiri-lo de Espanha, onde o aparelho é vendido.
Trata-se de um tablet de gama média-alta, cujo desempenho não desilude e que, por se integrar no ecossistema Pixel, também recebe esta semana algumas novidades interessantes.
Desde logo passa a ser incluída (finalmente) a possibilidade de sincrozinação de notificações. Ou seja, quando o utilizador dispensa uma notificação no telefone, esta desaparece no tablet também, ou vice-versa. Infelizmente, pela nossa experiência, o sistema não está ainda a 100% - por vezes há algumas que permanecem num lado ou no outro, por alguma razão -, mas é admissível que se trate apenas de uma questão de afinação, visto tratar-se de um serviço na "nuvem".
Também melhoradas foram as ferramentas de multitarefa, como a fixação na Barra de Tarefas - onde se colocam as apps mais usadas -, que pode ser ativada ou desativada com um simples gesto.
A função App Pair no ecrã dividido - em que se pode gravar que duas apps usadas habitualmente sejam lançadas em conjunto - tem ajustes individuais, de forma a que se possa redimensionar as aplicações emparelhadas para dar prioridade a uma delas, ou dividir o ecrã igualmente entre as duas aplicações.
E, com o Android 15, os aparelhos Pixel passam a usar a IA para oferecer sugestões de multitarefa contextuais: se estiver a ver um e-mail com um anexo, é possível o sistema sugerir-lhe abrir o anexo numa aplicação compatível com esse documento, seja o Google Docs ou o Adobe Acrobat, por exemplo.
Para receber esta atualização vá a Sistema / Atualização de software e verifique se já a tem disponível. Instale que vale mesmo a pena.
Notícia atualizada com o lançamento do Gemini Live em português de Portugal.