Elon Musk comprou o Twitter em 2022 e rebatizou a rede social com o nome X.
Elon Musk comprou o Twitter em 2022 e rebatizou a rede social com o nome X.Foto: CHIP SOMODEVILLA /GETTY IMAGES VIA AFP

Cerca de 30 mil utilizadores abandonam o X no dia do regresso de Trump à Casa Branca e à rede social de Musk

Plataforma francesa HelloQuitX incentiva a migração dos utilizadores para redes sociais como Mastodon ou BlueSky, consideradas mais transparentes no uso do algoritmo. Saída de utilizadores coincide com tomada de posse de Trump, que reativou conta no antigo Twitter.
Publicado a
Atualizado a

Quase 30 mil utilizadores abandonaram a rede social X (antigo Twitter) esta segunda-feira, recorrendo à plataforma francesa HelloQuitX. A desativação de contas está a ser vista como sinal de protesto ao regresso de Trump à Casa Branca, uma vez que a desativação de contas foi divulgada no dia em que o 47.º presidente dos EUA tomou posse.

A desativação foi confirmada pelos responsáveis da HelloQuitX, plataforma que incentiva a migração dos utilizadores do antigo Twitter para redes sociais como Mastodon ou BlueSky, de acordo com a edição britânica da France24. Os organizadores consideram aquelas redes mais transparentes na forma como o algoritmo e os dados são utilizados.

Citado pela agência Efe, David Chavalarias, fundador da iniciativa, fala numa "nova geração de redes sociais, com mais possibilidades para o utilizador", realçando que cerca de 30 mil utilizadores abandonaram o X ao abrigo do projeto.

A saída daqueles utilizadores coincide com o regresso de Donald Trump à rede social, controlada atualmente por Elon Musk, que marcou esta segunda-feira presença na tomada de posse de Trump, ao lado de outros magnatas do setor tecnológico (Mark Zuckerberg, da Meta, ou Jeff Bezos, da Amazon, por exemplo).

Também o jornal francês Le Monde anunciou que deixará de partilhar informação na rede social X, devido à "intensificação do ativismo" a favor da linha política de Musk e de Trump

Também o The Guardian, de Inglaterra, ou o La Vanguardia, de Itália, abandonaram o antigo Twitter.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt