O centro permite simular várias técnicas de cirurgia.
O centro permite simular várias técnicas de cirurgia.

Centro de simulação de medicina português distinguido a nível europeu

Unidade que permite formação médica baseada em simulação recebe acreditação da SESAM, atribuída pela primeira vez em Portugal.
Publicado a
Atualizado a

O Centro de Simulação NOVA-CUF, uma unidade de formação médica baseada em ambiente simulado, foi acreditado pela Sociedade Europeia de Simulação Aplicada à Medicina (SESAM), foi divulgado esta terça-feira em comunicado enviado ao DN.

Este certificado "atesta a excelência desta plataforma tecnológica e formativa, bem como a elevada qualidade dos equipamentos especializados e da sua infraestrutura", pode ler-se no texto.

Esta é a primeira vez que uma estrutura semelhante recebe, em Portugal, esta distinção, a mais prestigiada da Europa na formação médica baseada em simulação.

Para o diretor clínico do Centro de Simulação, Pedro Garcia, trata-se do “reconhecimento e a garantia de que no Centro de Simulação NOVA-CUF existe uma equipa docente qualificada e experiente, com acesso a infraestruturas de qualidade e tecnologia de última geração, dedicada a assegurar o desenvolvimento, atualização e aperfeiçoamento de competências dos profissionais de saúde”.

Também a diretora da NOVA Medical School, Helena Canhão, reforça que esta acreditação europeia comprova “o compromisso assumido pela NOVA Medical School e a CUF para o desenvolvimento de atividades de formação médica e de investigação clínica de excelência, impulsionando a melhoria contínua dos cuidados de saúde em Portugal.”

O centro assume-se preparado para atender às necessidades formativas de todas as áreas assistenciais, médicas e cirúrgicas, tanto em contexto pré como e pós-graduado.

Centro de Simulação NOVA-CUF tem ainda uma parceria com a Federação Portuguesa de Futebol, "através da qual desenvolve um curso de emergências em medicina desportiva com base em simulação avançada", pode ler-se no referido comunicado.

“É o curso de simulação em medicina desportiva mais avançado e realista do nosso país, no qual são realizados cenários de simulação de alta-fidelidade com recurso a simuladores e atletas/atores, tanto no Centro de Simulação como em campo, mimetizando o ambiente real da emergência desportiva”, explica Pedro Garcia.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt