Manifestação "Todos juntos pela Paz!" juntou milhares de pessoas em Lisboa
MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Manifestação "Todos juntos pela Paz!" juntou milhares de pessoas em Lisboa

Manifestação partiu do Cais do Sodré em direção ao Rossio.
Publicado a
Atualizado a

A manifestação nacional "Todos juntos pela Paz! É urgente por fim à guerra!" juntou este sábado milhares de pessoas no Rossio, em Lisboa, segundo a organização, num pedido conjunto pelo fim da guerra na Palestina e do genocídio do povo palestiniano.

Tiago Marques, 39 anos, veio "porque é urgente mostrar solidariedade para com a Palestina, que está neste momento a sofrer um autentico genocídio".

"Não sou eu que o digo, são as Nações Unidas, a Amnistia Internacional, os Médicos Sem Fronteiras, e é vergonhosa a posição que o Estado português tem tido com esta situação, e é fundamental que a população manifeste o seu desagrado", defendeu.

Lurdes Aguiar contou que esta será provavelmente a quarta manifestação a que vem em prol da Palestina e questiona o que mais há a dizer depois de mais de 50 mil mortos na Faixa de Gaza.

Entende que o futuro cessar-fogo "está condicionado por muitos interesses e com muita gente ansiosa para que dure pouco", mas, enquanto cidadã, e apesar de admitir que se sente totalmente impotente, é a única forma de mostrar que tem voz.

"Se só pudermos fazer isto, pelo menos que o façamos. Alguma coisa temos de fazer", defendeu.

Mateus Pablo, 69 anos, veio também para defender a paz no mundo, num cenário em que várias potências trabalham pelo aumento da venda de armamento, e para defender os direitos do povo palestiniano.

Já Sérgio Pereira, 62 anos, por seu lado, contou que veio igualmente em solidariedade com o povo ucraniano, defendendo que "é urgente acabar com todas as guerras".

A manifestação, que chegou ao Largo do Rossio por volta das 16h30, fez caminho a partir do Cais do Sodré, e é "das maiores" que a representante do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), Ilda Figueiredo, afirma ter vivido, garantindo que juntou "milhares e milhares de pessoas".

"Cortem nas armas, subam nos salários", "Paz no Médio Oriente, Palestina Independente" ou "Israel é culpado por um povo massacrado" foram algumas das palavras de ordem ouvidas, enquanto os manifestantes caminhavam pelas ruas de Lisboa.

Quase no final do percurso, na Rua do Ouro, o secretário-geral do Partido Comunista, Paulo Raimundo, saudou os manifestantes e falou aos jornalistas para defender que é preciso o fim da guerra de Israel contra a Palestina, uma política de paz e que Portugal reconheça o Estado palestiniano.

Neste momento, os manifestantes permanecem no Largo do Rossio para ouvir as intervenções de alguns dos representantes dos movimentos que organizaram a iniciativa, estando a falar Ilda Figueiredo, que deixou a garantia de que irão "continuar juntos pela paz".

Manifestação "Todos juntos pela Paz!" juntou milhares de pessoas em Lisboa
Movimento The Surge marca marchas de protesto em vários países. Sete cidades portuguesas também recebem manifestações

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt