Catroga fica para a posteridade com Átrio no ISEG

No histórico Quelhas n.º 6, o Átrio Eduardo Catroga irá albergar em breve o Espaço-Memória, um quase-museu virtual e físico "para contar o passado do ISEG com os olhos postos no futuro".

Eduardo Catroga, professor catedrático do ISEG - Lisbon School of Economics & Management, escola onde se formou, antigo ministro das Finanças do último governo de Cavaco Silva e administrador de alguns dos maiores grupos empresarias portugueses, foi esta terça-feira, 23 de maio, homenageado na sua alma mater. A entrada do histórico edifício da Rua do Quelhas n.º 6 é agora designado "Átrio Eduardo Catroga".

A data escolhida não foi aleatória: do dia 23 de maio marcou o 111º Aniversário da fundação do ISEG, que na altura se chamava mais singelamente Instituto Superior do Comércio. Ao longo de todo o dia, mesmo com as fortes chuvadas e granizo que estragaram um pouco o programa das festas previsto, foram realizadas várias iniciativas para assinalar a data.

Na placa que foi então descerrada pelo preidente do ISEG, João Duque, e que rende homenagem a um dos seus mais ilujstres e ativos alumnus, pode ler-se "Fundador e sócio nº 1 da Associa de Antigos Alunos" (AAA). De facto, o ativismo de Eduardo Catroga no seio do ISEG, onde foi professor-assistente entre 1967-1974 e depois catedrático a partir de 1991, foi muitíssimo dinâmico. Não apenas esteve na origem da criação da AAA em 1991 e foi o seu primeiro presidente, como foi o criador da Fundação Económicas,que atribui bolsas de estudo aos 10 melhores alunos admitidos nos cursos de licenciatura do ISEG, instituição a que também presidiu; e foi ainda o impulsionador do IDEFE - Instituto para o Desenvolvimento e Estudos Económicos, Financeiros e Empresariais do ISEG, para a formação de executivos e as pós-graduações.

Atualmente preside à Comissão das Comemorações dos 111 anos do ISEG e é presidente do Harvard Club de Portugal, de que foi um dos fundadores.

No recém-inaugurado Átrio Eduardo Catroga "vai nascer em breve o Espaço-M​​​emória para contar a história do ISEG de forma virtual e física, quase à imagem de uma museu, mas olhar para o futuro", como explicou ao DN Ana Rita Santos, coordenadora do AAA.

Ao longo da sua carreira foi galardoado com vários prémios para além dos académicos. Assim, recebeu em 2006, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, uma das mais importantes condecorações da República Portuguesa pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva; no mesmo ano, recebeu o Prémio de Carreira da Ordem dos Economistas na área de Gestão Empresarial e a distinção de "Antigo Aluno do Ano" da sua faculdade.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG