Casal polaco resgatado após passar noite isolado em gruta na Madeira
Um casal de nacionalidade polaca foi resgatado este sábado de manhã após ter passado a noite numa gruta junto a Fajã das Palhas, na Ponta do Pargo, no concelho da Calheta, na ilha da Madeira.
O alerta foi dado ainda na sexta-feira à tarde ao Serviço Regional de Proteção Civil, pelas 17:40, a dar conta de que um casal se encontrava isolado na zona da Fajã das Palhas devido à subida da maré, tendo sido de imediato enviado para o local uma embarcação da Associação Madeirense para Socorro no Mar (SANAS) Madeira.
À chegada ao local, não estando reunidas as condições mínimas de segurança para efectuar o resgate por via marítima ou área, houve necessidade de adiar a operação, tendo o casal ficado resguardado numa gruta existente no local durante a noite, sempre com monitorização do Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), com recurso ao Centro de Retransmissão de Emergências da Apple, face à inexistência de rede no local.
A operação foi retomada ao início da manhã deste sábado, com recurso a um meio aéreo da Força Aérea Portuguesa sediado no Porto Santo, tendo o casal polaco sido transportado para o Aeroporto da Madeira, onde chegou às 9:43, sendo posteriormente encaminhado para uma unidade hospitalar no Funchal por uma ambulância dos Bombeiros Sapadores de Santa Cruz, até porque a mulher queixava-se de dores numa perna.
A operação foi coordenada pelo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima do Funchal, tendo sido o Comando-local da Polícia Marítima do Funchal a tomar conta da ocorrência.
O SANAS Madeira divulgou imagens da operação.