Casal polaco resgatado após passar noite isolado em gruta na Madeira
SANAS Madeira

Casal polaco resgatado após passar noite isolado em gruta na Madeira

Casal ficou isolado na zona da Fajã das Palhas devido à subida da maré e o alerta foi dado ainda na sexta-feira, mas devido à falta de condições de segurança o resgate só foi feito este sábado de manhã.
Publicado a
Atualizado a

Um casal de nacionalidade polaca foi resgatado este sábado de manhã após ter passado a noite numa gruta junto a Fajã das Palhas, na Ponta do Pargo, no concelho da Calheta, na ilha da Madeira.

O alerta foi dado ainda na sexta-feira à tarde ao Serviço Regional de Proteção Civil, pelas 17:40, a dar conta de que um casal se encontrava isolado na zona da Fajã das Palhas devido à subida da maré, tendo sido de imediato enviado para o local uma embarcação da Associação Madeirense para Socorro no Mar (SANAS) Madeira.

À chegada ao local, não estando reunidas as condições mínimas de segurança para efectuar o resgate por via marítima ou área, houve necessidade de adiar a operação, tendo o casal ficado resguardado numa gruta existente no local durante a noite, sempre com monitorização do Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), com recurso ao Centro de Retransmissão de Emergências da Apple, face à inexistência de rede no local.

A operação foi retomada ao início da manhã deste sábado, com recurso a um meio aéreo da Força Aérea Portuguesa sediado no Porto Santo, tendo o casal polaco sido transportado para o Aeroporto da Madeira, onde chegou às 9:43, sendo posteriormente encaminhado para uma unidade hospitalar no Funchal por uma ambulância dos Bombeiros Sapadores de Santa Cruz, até porque a mulher queixava-se de dores numa perna.

A operação foi coordenada pelo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima do Funchal, tendo sido o Comando-local da Polícia Marítima do Funchal a tomar conta da ocorrência.

O SANAS Madeira divulgou imagens da operação.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt