Carlos Cortes reeleito bastonário para "recuperar o orgulho dos médicos"
Carlos Cortes foi esta terça-feira reeleito Bastonário da Ordem dos Médicos para o mandato 2025-2029.
O líder da candidatura “Uma Ordem pelos Médicos, uma voz pela Medicina” obteve 74% dos votos da eleição que decorreu entre os dias 29 de maio e 3 de junho.
“Quero manifestar a minha profunda gratidão aos cerca de dois mil médicos que, voluntariamente e com um extraordinário sentido de compromisso, colocaram o seu tempo, conhecimento e dedicação ao serviço da Ordem dos Médicos, aceitando candidatar-se aos diversos órgãos. Eles são a expressão da força, da vitalidade e da relevância social da Ordem dos Médicos. Cumprimento todos, vencedores e vencidos e todos estão chamados a participar ativamente na Ordem dos Médicos”, afirmou Carlos Cortes, citado por um comunicado enviado às redações.
Para o Bastonário reeleito, é “urgente recuperar o orgulho dos médicos, reforçar o seu sentido de pertença, unir a classe e afirmar uma liderança próxima, exigente e verdadeiramente independente". "Para isso, assumiremos como prioridades fundamentais a alteração do Estatuto da Ordem dos Médicos, a afirmação e proteção inequívoca do Ato Médico e a construção de uma Nova Carreira Médica, justa, dignificada e adaptada aos desafios do presente e do futuro”, prosseguiu.
Carlos Cortes pretende "uma Ordem dos Médicos forte, mobilizadora e interventiva, sempre ao serviço dos médicos, centrada nos doentes e na defesa intransigente da qualidade da Saúde em Portugal”. “A nossa missão é clara: lutar por um futuro melhor para os médicos e garantir que a Saúde continue a ser um pilar essencial do Estado Social português”, afirmou o bastonário.