Bairro das Manteigadas, em Setúbal
Bairro das Manteigadas, em SetúbalCâmara Municipal de Setúbal

Câmara de Setúbal entrega amanhã as primeiras casas reabilitadas no Bairro das Manteigadas

No final de fevereiro começam as obras de reabilitação em mais quatro prédios do bairro. A cerimónia de entrega das chaves vai acontecer este sábado, às 16:30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Publicado a
Atualizado a

A Câmara Municipal de Setúbal vai entregar este sábado as chaves dos dois primeiros prédios reabilitados no Bairro das Manteigadas a doze famílias. No final da reabilitação de todos os prédios do bairro, a autarquia espera melhorar a qualidade de vida de 300 moradores. A cerimónia vai acontecer este sábado, às 16:30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Em 2023 a Câmara de Setúbal iniciou um processo de reabilitação dos 19 prédios do Bairro de Manteigadas, construído entre 1997 e 1998 no âmbito do Programa Especial de Realojamento (PER). No final de toda esta operação, a Câmara de Setúbal quer ter concluída a reabilitação de 113 habitações.

Através da empreitada Reabilitação do Bairro de Manteigadas – Intervenção em Espaços Comuns, Cozinhas e Instalações Sanitárias estão a ser feitas intervenções em espaços comuns e a renovação profunda de cozinhas e instalações sanitárias, a par com uma renovação ligeira na restante área das casas.

Também as zonas comuns dos prédios, como os pavimentos dos pisos térreos, as escadas, o vestíbulo, e outras áreas foram renovadas.

A intervenção da autarquia pretende ainda promover a acessiblidade de pessoas com mobilidade condicionada no interior dos edifícios e a renovação das redes de abastecimento de gás e água, drenagem de esgotos e telecomunicações. Foi feito um investimento de cerca de 4,7 milhões de euros no âmbito da Estratégia Local de Habitação de Setúbal e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Esta empreitada é antecedida pelo Projeto de Reabilitação do Bairro das Manteigadas – Eficiência Energética, que teve um investimento superior a 1,2 milhões de euros, e que compreende uma intervenção em toda a envolvente exterior dos edifícios, com o objetivo de melhorar a eficiência energética do bairro.

Estes projetos fazem parte da Estratégia Local de Habitação de Setúbal, aprovada em setembro de 2020, e que contempla várias operações no concelho em termos de habitação pública com um valor global de cerca de 192 milhões de euros.

"Estamos a falar de 13 operações para reabilitação de todo o parque habitacional municipal, que abrange 414 edifícios e 1875 habitações municipais, de três novos conjuntos habitacionais para construção de habitações de renda apoiada e de duas operações de para alojamento urgente e temporário, com um total de 35 alojamentos", afirma André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal.

Segundo esta autarquia, existem em Setúbal 1873 habitações públicas municipais, o que representa 3,7% do total de 51 125 habitações recenseadas no concelho.

"Com a programação de construção de mais habitações públicas, em ações municipais e do IHRU, teremos um total de 3 205, o que fará com que o número concelhio de habitações públicas suba para 6,3% do total de habitações", explica o presidente da Câmara de Setúbal.

No final de fevereiro começam as obras em mais quatro prédios do bairro.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt