Caixa de correio cheia? Apagar emails antigos é mais fácil do que imagina

Uma ferramenta do Gmail ajuda-o a selecionar e apagar os e-mails que já nem se lembra de ter recebido

Ter a caixa do correio eletrónico sempre cheia é um incómodo a que muita gente não consegue escapar. Embora a capacidade de armazenamento dos servidores de email, hoje em dia, seja muito grande, não é infinita, e quem não tem o hábito de apagar emails antigos pode acabar por ter problemas de espaço.

A solução poderá ser mais rápida e simples do que se imagina, pelo menos para quem usa o Gmail, serviço da Google. A ferramenta de pesquisa avançada do Gmail, (na barra que ajuda a encontrar emails e contactos da conta de correio eletrónico), permite apagar as mensagens que já nem se lembra de ter enviado ou recebido.

Para isso, tem de escolher a partir de que data quer apagar os emails, tal como o site pplware demonstrou. Basta escrever na barra da pesquisa avançada o código older_than:, (mais antigo do que, em português) e o período que quer em dias - d -, meses - m - e anos - y. Por exemplo, para apagar os e-mails recebidos há mais de 3 anos escreva older_than:3y.

Para a mesma função também pode usar o código before: (antes de), se souber a partir de que dia específico quer apagar, usando o formato ano/mês/dia. Before:2013/5/25, vai mostrar-lhe os emails de há três anos que só ocupam espaço na caixa de correio.

Pode usar os mesmos códigos para apagar emails de uma pasta específica, basta para isso selecionar a pasta antes com label:(nome da pasta) older_than:.

Após a ferramenta de pesquisa avançada mostrar todos os emails antigos, tem de selecioná-los e eliminá-los. Lembre-se que estas mensagens eliminadas ficam na pasta do Lixo durante 30 dias, e só depois são eliminadas permanentemente.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG