Bebé nasce prematuro numa ambulância e morre após chegar ao Hospital de Leiria
Um bebé morreu esta quinta-feira, 10 de julho, logo após a admissão na urgência obstétrica do Hospital de Leiria, depois de ter nascido na ambulância quando a mãe era transportada da localidade de Valado de Frades para aquela unidade de referência hospitalar.
A notícia foi avançada pelo jornal Expresso, revelando que mais este episódio trágico na saúde se verificou durante a manhã desta quinta-feira, tendo os Bombeiros Voluntários da Nazaré sido chamados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes para o transporte da grávida de 33 anos, que estava de 26 semanas, e apresentava sangramento e contrações sem rotura da bolsa.
Após chegarem ao local, os bombeiros, acompanhados pela ambulância de Suporte Imediato de Vida de Alcobaça, pediram apoio ao INEM que em 20 minutos aprovou o envio de uma ajuda extra da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Coimbra.
O Expresso relata que a VMER juntou-se à ambulância do Suporte Imediato de Vida e aos bombeiros na A8, quando já iam a caminho do hospital de Leiria.
Após o parto ocorreu às 9h10, sendo que o bebé, do sexo masculino, respirava, mas acabou por morrer no hospital, quando eram 9h53, sendo o terceiro caso de óbito de um recém nascido nas últimas semanas.
A mesma notícia refere que o bebé prematuro apresentava um índice de Apgar 4, próximo de um quadro considerado grave.