Bebidas alcoólicas deviam ter avisos semelhantes aos dos maços de tabaco em toda a Europa, alerta OMS
Arquivo

Bebidas alcoólicas deviam ter avisos semelhantes aos dos maços de tabaco em toda a Europa, alerta OMS

Organização Mundial de Saúde preocupada com o baixo conhecimento nos países europeus da ligação entre o consumo de álcool e determinados tipos de cancro.
Publicado a
Atualizado a

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou esta sexta-feira (14) um novo relatório alertando para a baixa consciencialização nos países europeus sobre os riscos do consumo de álcool para a saúde, e em especial a sua ligação com o cancro. Num continente que regista anualmente cerca de 800 mil mortes relacionadas com o consumo de álcool, a agência pede a implementação de rótulos de advertência claros e visíveis nos produtos alcoólicos, à semelhança do que acontece com os maços de tabaco.

Segundo a OMS, um estudo conduzido em 14 países europeus revelou que apenas 15% dos entrevistados sabiam que o álcool pode causar cancro de mama, enquanto somente 39% estavam cientes da ligação entre o consumo de bebidas alcoólicas e o cancro do cólon. Esses tipos de cancro são os mais comuns relacionados ao consumo de álcool entre mulheres e homens, respetivamente.

"Os rótulos de advertência de saúde sobre o álcool são essenciais para garantir que os consumidores tenham informações vitais sobre os riscos que correm ao consumir bebidas alcoólicas", afirmou Hans Henri P. Kluge, diretor regional da OMS para a Europa, acrescentando que informar a população sobre os riscos do álcool é um direito dos cidadãos e pode ajudar a reduzir os danos para a saúde.

Mudanças nas embalagens e recomendações

O relatório sublinha que os rótulos devem ser obrigatórios, padronizados e apresentar advertências proeminentes sobre o risco de cancro. Atualmente, apenas três dos 27 países da União Europeia possuem esse tipo de advertência, deixando a maioria dos consumidores sem informações claras sobre os perigos do consumo de álcool.

"Apesar do cancro ser a principal causa de mortes atribuídas ao álcool na União Europeia (UE), a perceção pública sobre a ligação entre álcool e cancro continua assustadoramente baixa", alerta a OMS, citada pela agência Reuters, apelandp a novas regulamentações governamentais.

Bebidas alcoólicas deviam ter avisos semelhantes aos dos maços de tabaco em toda a Europa, alerta OMS
Fumo passivo do tabaco deixa marca no ADN das crianças e aumenta-lhes o risco de doenças

Para a agência de saúde, deixar esta matéria a cargo de uma autorregulamentação, como a indústria prefere, traz o risco de os produtores de álcool usarem "posicionamento discreto e mensagens ambíguas" ou usarem códigos QR que tendem a ser ignorados pelos consumidores.

Entre as principais recomendações da OMS estão os rótulos de advertência obrigatórios nos produtos alcoólicos; posicionar os avisos de forma clara e visível nas embalagens; incluir mensagens específicas sobre o vínculo entre álcool e cancro; e evitar a dependência de códigos QR para informações de saúde, pois estudos mostram que poucos consumidores os utilizam.

A OMS destaca que a implementação de rótulos de advertência pode aumentar o apoio público a políticas mais rigorosas de controlo do álcool, reduzindo o seu apelo e influenciando comportamentos de consumo a longo prazo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt