Aterragem histórica. SpaceX lança e recupera foguetão reutilizável

A empresa privada abre assim caminho para o uso de foguetões reutilizáveis para várias descolagens

A empresa norte-americana SpaceX lançou hoje com sucesso o seu foguetão Falcon 9 - destinado a colocar em órbita 11 satélites - e conseguiu recuperar intacta a primeira fase do veículo espacial, numa operação inédita.

O foguetão foi lançado às 20.29 de segunda-feira (1.29 de terça-feira em Lisboa) de Cabo Cañaveral, Flórida, e minutos após o lançamento, a primeira fase do foguetão, que lhe fornece potência na descolagem, soltou-se e começou a regressar a Terra de forma suave, enquanto a segunda fase continuava a transportar os satélites para o espaço.

Graças à ajuda dos motores que amenizaram a queda, a primeira fase desceu suavemente e aterrou de forma vertical, 11 minutos após o lançamento, revelaram imagens da operação divulgadas em direto pela empresa do magnata Elon Musk.

Foi o primeiro voo da empresa, com base na Califórnia, desde a falência de um foguetão em junho que destruiu uma nave de carga que ia em missão à Estação Espacial Internacional.

Musk já disse que a capacidade de aterrar e reutilizar os foguetões diminuiria os custos da empresa significativamente, no mundo cada vez mais competitivo das empresas privadas aeroespaciais.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG