Astra ST Electric. Carrinha de sucesso da Opel está pronta para o futuro
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Astra ST Electric. Carrinha de sucesso da Opel está pronta para o futuro

A clássica station wagon da Opel ganha nova vida na era da eletrificação, apostando no conforto e no design elegante.
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Antes do gosto generalizado pelo formato SUV, os portugueses tiveram uma paixão por um outro tipo de carroçaria em particular: a station wagon ou carrinha. A Opel sabe disso muito bem, sobretudo quando refere que sessenta por cento das vendas do modelo Astra são na sua versão Sports Tourer.

Este tipo de veículo não é uma novidade para a marca alemã, que já os fabrica desde 1953.

Na época, com o slogan “Prático e Bonito”, batizaram-no de Olympia Record Caravan e foi criado para ser um meio de transporte familiar e versátil.

Agora, o novo Astra Sports Tourer Electric pega no conceito e atualiza-o para a era da eletrificação. Dotado de um design vencedor do prémio Red Dot Award, a frente do recém-lançado Astra é dominada pelo “Visor”, um elemento horizontal que integra de forma elegante a iluminação e os componentes tecnológicos, como o radar e os sensores.

A marca germânica está inserida no universo Stellantis e, naturalmente, recorreu à plataforma multi-energia do grupo para disponibilizar ainda propulsões diesel, gasolina e híbrida plug-in. Situação que irá mudar em 2025, quando todos os novos modelos terão apenas motorizações totalmente elétricas.

Na versão 100% elétrica, a tração dianteira é fornecida por um motor colocado na frente, capaz de produzir 156 cv e 270 Nm de binário. A energia provém de uma bateria de 54 kWh colocada debaixo do piso dos bancos à frente e atrás. A solução encontrada melhora a rigidez torcional em 31%, sem interferir com a habitabilidade para os ocupantes da fila traseira, nem com o tamanho da bagageira com capacidade para 516 litros, mas aumentando para 1 533 litros com os bancos traseiros rebatidos.

A autonomia anunciada pela Opel é de 413 km (WLTP) em ciclo misto e a bateria pode ser carregada numa wallbox doméstica a 11 kW AC ou num carregador rápido até 100 kW DC, demorando 30 minutos entre os 0 e os 80%.

Puro e fluido

Na apresentação nacional do Astra Sports Tourer Electric, os representantes da marca mostraram-se orgulhosos pelo objetivo atingido de o peso da versão elétrica ser 1 760 quilos, exatamente o mesmo da versão híbrida plug-in.

No breve contato dinâmico, ficámos bem impressionados com um design limpo no interior, com o painel de instrumentos e o ecrã de info-entretenimentos tátil. Unidos, formam o que a marca designa como “Pure Panel”, orientado para o condutor, em que destacamos a conetividade com Apple CarPlay e Android Auto sem fios.

Existem três modos de condução disponíveis, Eco (108 cv e 220 Nm), Normal (136 cv, 250 Nm) e Sport (156 cv e 270 Nm), o que permite gerir o desempenho em função do tipo de condução e autonomia pretendidos. Acrescente-se também um modo de regeneração mais intenso, identificado como “B”, mas que não chega a poder ser utilizado num estilo de condução apenas com o pedal do acelerador ou “one pedal”. A marca anuncia 9,3 segundos dos zero aos 100 km/h e uma velocidade máxima limitada aos 170 km/h.

Os bancos da frente pareceram-nos confortáveis, nos cerca de 50 quilómetros que percorremos ao volante do novo Astra. Pudemos confirmar o esforço complementar que a Opel fez no isolamento de ruídos vindos do exterior, ao equipar o Astra Electric com vidro duplo no para-brisas e janelas da frente.

O Astra Sport Tourer Electric está disponível no mercado nacional por um preço inicial de 41 070 euros. Existem ainda propostas de renting de 399 euros por mês para particulares e 420 euros para empresas.

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