Antes do gosto generalizado pelo formato SUV, os portugueses tiveram uma paixão por um outro tipo de carroçaria em particular: a station wagon ou carrinha. A Opel sabe disso muito bem, sobretudo quando refere que sessenta por cento das vendas do modelo Astra são na sua versão Sports Tourer..Este tipo de veículo não é uma novidade para a marca alemã, que já os fabrica desde 1953..Na época, com o slogan “Prático e Bonito”, batizaram-no de Olympia Record Caravan e foi criado para ser um meio de transporte familiar e versátil..Agora, o novo Astra Sports Tourer Electric pega no conceito e atualiza-o para a era da eletrificação. Dotado de um design vencedor do prémio Red Dot Award, a frente do recém-lançado Astra é dominada pelo “Visor”, um elemento horizontal que integra de forma elegante a iluminação e os componentes tecnológicos, como o radar e os sensores..A marca germânica está inserida no universo Stellantis e, naturalmente, recorreu à plataforma multi-energia do grupo para disponibilizar ainda propulsões diesel, gasolina e híbrida plug-in. Situação que irá mudar em 2025, quando todos os novos modelos terão apenas motorizações totalmente elétricas..Na versão 100% elétrica, a tração dianteira é fornecida por um motor colocado na frente, capaz de produzir 156 cv e 270 Nm de binário. A energia provém de uma bateria de 54 kWh colocada debaixo do piso dos bancos à frente e atrás. A solução encontrada melhora a rigidez torcional em 31%, sem interferir com a habitabilidade para os ocupantes da fila traseira, nem com o tamanho da bagageira com capacidade para 516 litros, mas aumentando para 1 533 litros com os bancos traseiros rebatidos..A autonomia anunciada pela Opel é de 413 km (WLTP) em ciclo misto e a bateria pode ser carregada numa wallbox doméstica a 11 kW AC ou num carregador rápido até 100 kW DC, demorando 30 minutos entre os 0 e os 80%..Puro e fluido .Na apresentação nacional do Astra Sports Tourer Electric, os representantes da marca mostraram-se orgulhosos pelo objetivo atingido de o peso da versão elétrica ser 1 760 quilos, exatamente o mesmo da versão híbrida plug-in..No breve contato dinâmico, ficámos bem impressionados com um design limpo no interior, com o painel de instrumentos e o ecrã de info-entretenimentos tátil. Unidos, formam o que a marca designa como “Pure Panel”, orientado para o condutor, em que destacamos a conetividade com Apple CarPlay e Android Auto sem fios..Existem três modos de condução disponíveis, Eco (108 cv e 220 Nm), Normal (136 cv, 250 Nm) e Sport (156 cv e 270 Nm), o que permite gerir o desempenho em função do tipo de condução e autonomia pretendidos. Acrescente-se também um modo de regeneração mais intenso, identificado como “B”, mas que não chega a poder ser utilizado num estilo de condução apenas com o pedal do acelerador ou “one pedal”. A marca anuncia 9,3 segundos dos zero aos 100 km/h e uma velocidade máxima limitada aos 170 km/h..Os bancos da frente pareceram-nos confortáveis, nos cerca de 50 quilómetros que percorremos ao volante do novo Astra. Pudemos confirmar o esforço complementar que a Opel fez no isolamento de ruídos vindos do exterior, ao equipar o Astra Electric com vidro duplo no para-brisas e janelas da frente..O Astra Sport Tourer Electric está disponível no mercado nacional por um preço inicial de 41 070 euros. Existem ainda propostas de renting de 399 euros por mês para particulares e 420 euros para empresas.