Assistente virtual “Lia” responde a perguntas no Diário da República
O Governo lançou esta terça-feira uma ferramenta baseada em inteligência artificial para esclarecer dúvidas sobre a legislação nacional, a assistente virtual “Lia”, acrónimo para Legislação com Inteligência Artificial.
Para utilizar a Lia, os cidadãos terão de se registar no site ou na app do Diário da República, um serviço que é gratuito, e fazer perguntas através de uma linguagem simples.
A Lia tem como base as cerca de 3600 leis consolidadas e em vigor em Portugal.
“O desenvolvimento de tecnologia ao serviço do cidadão é uma prioridade da INCM, responsável pela edição do Diário da República, o jornal oficial da República Portuguesa”, indica uma nota publicada pela Imprensa Nacional da Casa da Moeda (INCM).
“O principal objetivo da disponibilização de um assistente de pesquisa inteligente é a redução das barreiras no acesso à informação jurídica, para que qualquer pessoa tenha a possibilidade de encontrar informação relevante na lei, promovendo uma maior literacia jurídica. A Lia está disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano, de forma totalmente gratuita e universal, aliás, como todas as ferramentas do Diário da República”, referiu Bruno Pereira, diretor do Diário da República, citado na mesma nota.
A tecnologia da Lia funciona na cloud Azure, a plataforma de computação em nuvem executada pela Microsoft.
Refira-se que outros serviços do Estado, como a Autoridade Tributária (cATia) e a Segurança Social (Clarisse), também já têm os próprios assistentes virtuais.