Assistente virtual “Lia” responde a perguntas no Diário da República

Assistente virtual “Lia” responde a perguntas no Diário da República

A Lia tem como base as cerca de 3600 leis consolidadas e em vigor em Portugal. Para a utilizar esta ferramenta, os cidadãos terão de se registar no site ou na app do Diário da República.
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O Governo lançou esta terça-feira uma ferramenta baseada em inteligência artificial para esclarecer dúvidas sobre a legislação nacional, a assistente virtual “Lia”, acrónimo para Legislação com Inteligência Artificial.

Para utilizar a Lia, os cidadãos terão de se registar no site ou na app do Diário da República, um serviço que é gratuito, e fazer perguntas através de uma linguagem simples.

A Lia tem como base as cerca de 3600 leis consolidadas e em vigor em Portugal.

“O desenvolvimento de tecnologia ao serviço do cidadão é uma prioridade da INCM, responsável pela edição do Diário da República, o jornal oficial da República Portuguesa”, indica uma nota publicada pela Imprensa Nacional da Casa da Moeda (INCM).

“O principal objetivo da disponibilização de um assistente de pesquisa inteligente é a redução das barreiras no acesso à informação jurídica, para que qualquer pessoa tenha a possibilidade de encontrar informação relevante na lei, promovendo uma maior literacia jurídica. A Lia está disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano, de forma totalmente gratuita e universal, aliás, como todas as ferramentas do Diário da República”, referiu Bruno Pereira, diretor do Diário da República, citado na mesma nota.

A tecnologia da Lia funciona na cloud Azure, a plataforma de computação em nuvem executada pela Microsoft.

Refira-se que outros serviços do Estado, como a Autoridade Tributária (cATia) e a Segurança Social (Clarisse), também já têm os próprios assistentes virtuais.

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