Após vestir Batman e X-Men, agora este designer criou fatos espaciais... reais

A iniciativa é da SpaceX, a empresa de Elon Musk que não quer só fazer grandes avanços tecnológicos - também quer que tenham estilo

Após finalmente ter tido sucesso com o lançamento e a recuperação daquele que esperam ser o primeiro foguetão de lançamento reutilizável na área da tecnologia espacial, a SpaceX, empresa independente de voo espacial, continua de olho no próximo objetivo: realizar voos tripulados. Para isso, não precisa só de desenvolver tecnologia segura o suficiente para transportar esses astronautas - também vai precisar de os vestir.

A SpaceX, pertencente a Elon Musk e por isso da mesma família que a fabricante automóvel de alta tecnologia Tesla, já está há mais de um ano a provocar as imaginações com o seu Crew Dragon, um módulo tripulado que espera poder lançar em breve para a Estação Espacial Internacional. E segundo o site de tecnologia Engadget, duas entrevistas recentes permitem concluir que quem vai desenhar os fatos dos astronautas é José Fernandez.

É uma escolha inesperada visto que o currículo de Fernandez é menos alta tecnologia e mais alta ficção, tendo começado a sua carreira a desenhar personagens como os Gremlins, passando por Hellboy, e culminando no desenho dos fatos dos super-heróis de X-Men United, Fantastic Four, Batman VS Superman, e mesmo os capacetes usados pelo misterioso duo musical Daft Punk.

Desenhar um fato espacial apresenta desafios diferentes de fazer um fato para um filme. À revista digital Bleep, o próprio José Fernandez revelou em fevereiro que tinha sido abordado pela SpaceX para criar um fato espacial.

"Eu nem sabia o que era a SpaceX e pensei que era para um filme. Depois apercebi-me de que era um programa espacial real", disse Fernandez, que só conseguiu preparar um capacete no prazo que lhe foi inicialmente dado, competindo com quatro outras empresas para desenhar o fato. "No fim do processo, [Elon Musk] odiava tudo menos o meu capacete". Após seis meses de trabalho com o CEO e pioneiro tecnológico Elon Musk, o fato estava desenhado e preparado para ser trabalhado por engenheiros, o que o tornaria funcional e seguro para viajar pelo espaço.

"O look que eles vão revelar nos próximos meses é algo que criámos aqui no estúdio. Ele queria que tivesse estilo. Tinha que ser prático, mas também tinha que ter um ótimo aspeto", disse o designer. "Quando o vestes, ficas com ar heroico. É uma coisa icónica na qual participar".

Ainda não se sabe qual é o aspeto do fato espacial que vai ser vestido pela Crew Dragon da SpaceX, mas espera-se que a revelação venha nos próximos meses.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG