Apesar do mau tempo, Ovar e Podence festejaram Carnaval
O São Pedro não foi amigo dos foliões e obrigou a cancelar alguns cortejos carnavalescos em Portugal. De norte a sul do país, vários foram os locais onde os desfiles previstos não avançaram devido ao mau tempo, como na Figueira da Foz, por exemplo. Uma nova data não foi anunciada. O mesmo aconteceu na Mealhada, onde o desfile de hoje à noite se mantém nos planos da autarquia.
Noutros pontos, como Sesimbra (Setúbal), Loulé (Faro) e Elvas (Portalegre) também houve cancelamentos.
No entanto, dois dos mais importantes desfiles - Ovar (Aveiro) e Podence (Bragança) - mantiveram-se, apesar das condições climatéricas. No Carnaval transmontano, os tradicionais caretos saíram à rua mesmo com a chuva, e muitos jovens vestiram o fato típico da festa que é Património Mundial da UNESCO. Segundo a Associação Grupo dos Caretos de Podence, só na aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros há cerca de 100 fatos e 40% dos caretos são jovens.
Noutros países, os planos mantiveram-se. Em Veneza, por exemplo, o tradicional baile de máscaras realizou-se na noite de sábado. A 31.ª edição do Carnaval de Veneza tem como título “Obsessão carnavalesca”, sob a direção artística da realizadora e estilista veneziana Antonia Sauter.
No mais famoso sambódromo do mundo, no Rio de Janeiro, a tradicional competição das escolas de samba começou na noite de sábado, sob o olhar atento de milhões de espectadores, e prolonga-se até à madrugada de terça-feira, com vários festejos na cidade brasileira.
Com Lusa