Apagão informático afeta trabalhos no Palácio da Justiça
Um problema informático está a impedir esta segunda-feira a utilização da plataforma Citius no Palácio da Justiça. Este autêntico apagão está a afetar os trabalhos, uma vez que impede desde as 13h30 o acesso às aplicações e serviços que dependem da internet.
De acordo com a SIC Notícias, o problema está a ser analisado, tendo o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) deslocado uma equipa para o local.
Num comunicado, o IGFEJ diz ter uma "forte expectativa" para que tudo esteja normalizado esta terça-feira, acrescentando que o equipamento que falhou "fazia parte do plano de renovação do parque informático" do Ministério da Justiça, que tem estado a "substituir os equipamentos informáticos existentes".
À agência Lusa, o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) revelou terem sido adiadas 10 diligências nas instâncias central e local cível, ficaram ainda por realizar seis videoconferências e a audição de um maior acompanhado não foi gravada no sistema e no juízo do trabalho. No âmbito do Ministério Público, "algumas diligências foram realizadas offline, tendo os respetivos registos sido guardados em dispositivos físicos (pen USB)".
O SFJ reportou ainda falhas informáticas e lentidão no sistema em Almada, Alenquer, Barreiro e no Local Criminal de Lisboa, no Campus de Justiça.