Amy é o primeiro bebé no Reino Unido a nascer de um transplante de útero
Amy Isabel tornou-se em fevereiro no primeiro bebé do Reino Unido a nascer de um transplante de útero. "Foi o maior presente que podíamos ter pedido", disse a mãe, Grace Davidson, de 36 anos, que fez o transplante em 2023 - o útero foi-lhe doado pela irmã mais velha.
Grace Davidson sofre de uma condição rara conhecida como síndrome de Mayer-Rokitansky-Kuster-Hauser e nasceu sem um útero funcional.
Em 2023 tornou-se na primeira mulher no Reino Unido a receber um transplante de útero, doado pela irmã Amy Purdie, 42 anos, que tem duas filhas, de 10 e seis anos.
Foi a primeira vez que este procedimento foi realizado no Reino Unido. O nascimento de Amy, que veio ao mundo de boa saude, dá agora mais esperança a milhares de mulheres que nasceram sem útero.
O transplante foi realizado em fevereiro de 2023 no Centro de Transplantes de Oxford. Richard Smith, cirurgião que coordena o programa de doadores do Reino Unido, disse agora que o nascimento de Amy foi "o ponto máximo de mais de 25 anos de investigação".
Mais de 100 transplantes de útero foram realizados em todo mundo desde 2013 - os primeiros aconteceram na Suécia, - e quase 50 bebés nasceram graças à cirurgia e estão de boa saúde.
Resta dizer que o nome da menina - Amy - foi dado em homenagem à tia, responsável por doar o útero à mãe e que assim tornou possível o nascimento da bebé.