Ajudar a reflorestar Portugal até 31 de dezembro

"Uma Árvore pela Floresta" permite aos cidadãos ajudar a reflorestar o país por 3 euros

O projeto desenvolvido pela Quercus e pelos CTT, alargou o prazo estipulado para o fim da campanha, até 31 de dezembro, devido ao "aumento do número de pessoas em quererem participar e contribuir para a reflorestação, depois desta ultima tragédia", esclarece ao DN, Paula Nunes da Silva, responsável da Quercus pelo projeto.

O objetivo da iniciativa "Uma Árvore pela Floresta" dá a oportunidade aos portugueses de contribuírem para a criação de bosques mais sustentáveis e resistentes a incêndios. Para isso basta dirigir-se a uma das lojas CTT aderentes e comprar um kit, que este ano representa uma azinheira.

O Projeto pretende reforçar a plantação de árvores de espécies autóctones em terrenos de todo o País, incluindo áreas ardidas, como é o caso de Castanheira de Pera, zona afetada pelos incêndios de julho, contudo a Quercus ainda não sabe se vai alargar a zona de atuação para as zonas afetadas por esta última tragédia, uma vez que são áreas muito dispersas e "convém não dispersar muito as plantações, esta de castanheira de pera foi uma situação pontual", além disso as áreas com quem a Quercus trabalha são comunitárias ou baldias e por isso é necessário estabelecer parcerias, esclarece a responsável.

Todos os anos a Quercus costuma plantar cerca de 3000 mil árvores e opta por uma zona de cada vez para que seja representativo. Anualmente são plantados entre 4 mil e 5 mil hectares, o que não é nada comparado com a área ardida.

Para quem participa na ação, no momento da compra, recebe um pequeno kit, composto por uma "árvore" em cartão reciclado, e um código que serve para registar a árvore que a Quercus irá plantar até à primavera de 2018, para identificar a espécie e o local de plantação, bem como para consultar a evolução durante 5 anos do bosque onde foi instalada. Até aqui a iniciativa "Uma Árvore pela Floresta" já plantou perto de 11 mil árvores.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG