Agentes da PSP salvam bebé de nove meses que sufocava após engolir pequeno objeto
FOTO: Miguel Pereira da Silva

Agentes da PSP salvam bebé de nove meses que sufocava após engolir pequeno objeto

A ocorrência foi revelada pelo Comando Metropolitano de Lisboa e registou-se no domingo na Amadora.
Publicado a
Atualizado a

Os agentes da Divisão Policial da Amadora da PSP salvaram um bebé de nove meses que se encontrava a sufocar depois de ter engolido um objeto com o qual estava a brincar.

Em comunicado divulgado esta quarta-feira, 17 de dezembro, o Comando Metropolitano de Lisboa revela que a ocorrência registou-se no último domingo, por volta das 20h15, na freguesia da Encosta do Sol, concelho da Amadora.

O alerta foi dado quando o pai da criança se deslocou, "em estado de grande aflição", à Esquadra da Brandoa, informando que a filha estava a sufocar, tendo os agentes acompanhado o homem à sua residência, onde "verificaram que o bebé apresentava sinais evidentes de asfixia, nomeadamente alteração da coloração da pele".

Diz o comunicado, que "os agentes iniciaram prontamente manobras de desobstrução das vias aéreas, conseguindo reverter o quadro clínico, levando a criança a recuperar a respiração, a chorar e a apresentar coloração normal da pele, afastando o perigo iminente de vida".

Alguns minutos depois de ter sido resolvida a situação, chegaram ao local os Bombeiros Voluntários da Amadora, que "confirmaram a estabilidade da criança" e a levaram para o Hospital São Francisco Xavier, onde ficou em observação médica.

O comunicado da PSP revela que "a situação terá sido causada pela ingestão acidental de um pequeno objeto enquanto a criança brincava", valendo aos agentes "a formação em primeiros socorros, bem como a rápida articulação com os meios de emergência".

A nota termina com um alerta da PSP pais pais e cuidadores para "a necessidade de especial atenção à segurança de bebés e crianças, em particular no que respeita a pequenos objetos suscetíveis de provocar asfixia".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt