DR
DR

Advogados elegem novo bastonário para mandato de três anos

Votação, exclusivamente online, começa esta terça-feira e estende-se até quarta-feira, às 19h.
Publicado a
Atualizado a

Os cerca de 40 mil profissionais inscritos na Ordem dos Advogados (OA) estão aptos a eleger esta semana o novo bastonário ou bastonária da entidade para os próximos três anos. A votação, que é eletrônica, ocorre em dois dias, terça-feira (18) e quarta-feira (19).

Estão na disputa quatro advogados: Fernanda de Almeida Pinheiro, atual bastonária em busca da reeleição, João Massano, José Costa Pinto e Ricardo Serrano Vieira. Pelo histórico de eleições na OA com mais de dois candidatos, existem grandes chances de existir uma segunda volta. Caso nenhum dos quatro concorrentes tenha mais de 50% +1 dos votos, a nova votação vai ocorrer no dia 31 de março.

A eleição é antecipada, porque o mandato só terminaria normalmente em dezembro. O Conselho Geral decidiu antecipar o pleito após questões internas.  “A Ordem dos Advogados não pode viver refém de controvérsias internas, litígios judiciais ou debates infindáveis sobre a regularidade de atos administrativos. O cenário atual não só cria desconfiança e insegurança quanto aos atos praticados pelo Conselho de Supervisão, como compromete a capacidade da Ordem de se focar nos verdadeiros desafios da advocacia”, destacou a OA no aviso da eleição antecipada.

No último pleito, em 2022, a atual advogada foi eleita na segunda volta com 10.539 votos, o que equivalente a 59,26%. O adversário Paulo Pimenta recebeu 7.245 (40,41%). Foram computados  2.643 votos em branco e 230 nulos.

amanda.lima@dn.pt

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt