A hipnotizante dança dos pássaros

As imagens mostram aves num voo sincronizado

Um vídeo publicado nas redes sociais de milhares de estorninhos em pleno voo está a encantar milhares de pessoas - já foi visto mais de 44 mil vezes. As imagens mostram uma dança sincronizada e a natureza no seu estado puro.

Os estorninhos voavam sobre a cidade de Logronho, Espanha, no dia 25 de dezembro, segundo o fotógrafo espanhol Marco Campazas, que gravou o vídeo.

A dança destes pássaros já chamou a atenção várias vezes, pela sua beleza, e foi também captada num episódio de programa Eathflight, da BBC.

Num excerto deste programa, o apresentador explicou que para realizarem estes voos sincronizados, cada estorninho imita a velocidade e movimentos dos sete pássaros mais próximos e reage dez vezes mais rápido do que qualquer humano.

O voo sincronizado pode ser visto nos céus de várias cidades principalmente no inverno e pouco antes de anoitecer, quando os pássaros procuram um lugar para dormir. Esta dança serve também para proteger os estorninhos de outras aves predadores, segundo o Huffington Post. Os que se afastam demasiado do bando ficam mais vulneráveis.

Exclusivos

Premium

Livro

Antes delas... ninguém: mulheres que desafiaram o domínio masculino

As Primeiras - Pioneiras Portuguesas num Mundo de Homens é o livro com as biografias de 59 mulheres que se atreveram a entrar nas profissões só de homens. O DN desvenda-lhe aqui oito dessas histórias, da barrista Rosa Ramalho à calceteira Lurdes Baptista ou às 'Seis Marias' enfermeiras-paraqueditas, entre outras