A catástrofe que extinguiu dinossauros influenciou as aves
A extinção dos dinossauros continua a intrigar a comunidade cientifica e tem sido motivo de vários estudos, um dos quais tenta explicar como o cataclismo que aconteceu há milhões de anos influenciou o tipo de aves que existem hoje.
De acordo com o trabalho desenvolvido pela equipa liderada por Daniel Field, paleontólogo da Universidade de Bath, no Reino Unido, a destruição causada pelo meteorito que atingiu a Terra há 66 milhões de anos afetou a evolução das aves.
No artigo que foi publicado esta quinta-feira na revista Current Biology , os cientistas explicam que apenas as aves que viviam em terra sobreviveram às consequências do impacto, ao contrário do que aconteceu com as espécies que viviam nas árvores. A destruição massiva das florestas em todo o mundo, resultante do impacto, levou a que essas aves ficassem sem habitat, explicam os autores do estudo.
"As histórias evolutivas de grandes grupos modernos, como pássaros, mamíferos e plantas com flores, foram influenciadas pela extinção em massa do final do período Cretáceo", referiu Field no estudo.
"A catástrofe global deixou uma assinatura tão indelével nas trajetórias evolutivas desses grupos que ainda podemos rastreá-la 66 milhões de anos depois", considerou o paleontólogo.
De acordo com o especialista, os antepassados das aves que conhecemos hoje e que tem como habitat as árvores, só começaram a voar até aos ramos quando as florestas renasceram após o cataclismo.
A análise de amostras de fósseis desse período, que foram recolhidas na Nova Zelândia, Japão, Europa e América do Norte, levaram os investigadores a concluir a destruição das florestas no final do período Cretáceo e a extinção das aves que tinham como habitat as árvores.
No estudo, foi feita a relação evolutiva entre as 10 mil espécies de aves que existem hoje e concluiu-se que os sobreviventes do cataclismo foram as aves que viviam no solo. "As análises mostraram que o passado ancestral de todos os pássaros que vivem hoje, e todas as linhagens de aves que atravessaram o período Cretáceo, eram, provavelmente, terrestres", resumiu.