20 mil abelhas perseguiram carro durante dois dias

Só na segunda tentativa os apicultores conseguiram tirar todas as abelhas, mas não se livraram de várias picadas
Publicado a
Atualizado a

Carol Howarth, de 65 anos, nem queria acreditar quando viu um enorme enxame alojado no seu carro. Mais difícil foi ver que depois de apicultores terem ajudado a retirar mais de 20 mil abelhas, elas estavam de volta no dia seguinte. "Uma teoria é que a rainha estava presa no meu carro e o enxame seguiu-a, mas não conseguiram encontrar a rainha e, por isso, não sei se será verdade", referiu Carol, citada pelo The Telegraph. "Talvez gostassem do calor do carro", acrescentou.

O insólito aconteceu em Haverfordwest, no País de Gales. Carol Howarth estacionou o carro para ir às compras e durante esse tempo o enxame começou a dar outra cor ao carro. "Nunca tinha visto nada assim", admitiu Carol. Opinião partilhada por um guarda do Parque Nacional da Costa de Pembrokeshire, que estava a passar no local quando viu as abelhas. "Era espetacular. Muitas pessoas estavam maravilhadas com o que estavam a ver", contou.

Receando que as abelhas pudessem ser mortas com um pesticida, Tom Moses resolveu chamar três apicultores da associação local. Não foi uma missão fácil e Moses referiu que foi vítima de várias picadas: "Na cabeça, no pescoço e por trás das orelhas."

[youtube:ZMlYQhR23v8]

O caso parecia resolvido, mas no dia seguinte as mais de 20 mil abelhas estavam de volta ao carro de Carol Howarth, que chamou outros dois apicultores. "É possível que a rainha tenha sido atraída por algo no carro, talvez algum doce ou comida", explicou Roger Burns, que tentou retirar as abelhas o mais rapidamente possível. Ao fim de "15 ou 20 picadas" teve de passar a vez a outro apicultor que terminou o trabalho. "Sou apicultor há 30 anos e nunca vi um enxame fazer isso. É natural as abelhas seguirem a rainha, mas é estranho e surpreendente vê-las perseguir um carro durante dois dias", salientou Roger Burns.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt