11 mil noruegueses com licença para matar... 16 lobos

Existem apenas 30 lobos em liberdade no país. E há outra autorização: mais de 10 mil caçadores podem matar 18 ursos

Na Noruega a caça é uma atividade com uma forte tradição. Existem mais de 200 mil caçadores registados, 500 dos quais mulheres, e este ano os 16 lobos que a lei permite matar têm 11.571 pessoas com licença para os caçar. A proporção é de 723 caçadores para um lobo.

Segundo o The Guardian existem naquele país nórdico cerca de 30 lobos em estado selvagem. De acordo com a agência para o ambiente da Noruega, as licenças de caça são vistas como uma forma de proteger o gado. E a questão não é apenas com os lobos. A população de ursos também não está em níveis satisfatórios, no entanto, 10.930 caçadores podem nesta época matar 18 destes animais.

Petter Wabakken, um especialista em lobos, afirmou, citado pelo jornal inglês, que apesar das licenças fazerem parte de uma política para controlar a população deste tipo de predadores, muitos destes animais, principalmente os lobos, acabam por ser vítimas da caça ilegal.

A maior parte da pequena população de lobos na Noruega vive no sul do país, onde existe um habitat próprio. No entanto, alguns abandonam essa zona segura, correndo maior risco. Porém, caso entrem na Suécia, Finlândia ou Rússia até podem ficar mais seguros, visto que nestes países há uma maior atenção na proteção a estes animais, segundo escreve o The Guardian.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG