Um futuro de sucesso para o interior

O interior de Portugal procura um futuro repleto de sucesso que o terceiro concurso do programa Promove, lançado pela Fundação La Caixa desde 2018, é capaz de trazer. Descubra as novidades desta 3ª edição.

As diferenças entre as zonas urbanas e as zonas do interior são grandes, mas existe cada vez mais a vontade de tornar as regiões fronteiriças do interior num lugar mais desenvolvido e sustentável.

É a pensar nisso que, desde 2018, a Fundação La Caixa decidiu expandir o seu trabalho até ao território português. À semelhança do que já acontecia em Espanha, a Fundação tem como objetivo trabalhar para uma sociedade mais justa e com mais oportunidades para todos.

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) associa-se ao Programa Promove da Fundação La Caixa, criado em conjunto com o BPI, com o objetivo de dar atenção a programas que promovam uma sociedade mais igualitária e o bem-estar das comunidades mais desfavorecidas.

Assim, em Portugal, o principal objetivo é apoiar projetos de cariz social, apoiando a ciência, educação e a cultura para assistirmos a um progresso da sociedade.

É assim que começa o terceiro concurso do Programa Promove com o objetivo de estimular iniciativas inovadoras para o desenvolvimento das regiões fronteiriças do interior do nosso país de modo a que sejam possíveis replicar em regiões com características semelhantes.

Assim, e em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a terceira edição é destinada a apoiar projetos de I&D mobilizadores, tendo como objetivo a promoção da investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação para um desenvolvimento sustentável das regiões.

Para esta nova linha de projetos de financiamento do Programa Promove existem quatro domínios a ter em conta: águas termais como recurso natural e com aplicações terapêuticas; parques e reservas naturais, assim como espaços naturais de relevância ambiental; estudos sobre riscos biológicos, incluindo pragas e doenças de culturas agrícolas e florestais; e desenvolvimento, promoção e valorização de novas culturas e produtos naturais para o mercado nacional e internacional.

As inscrições para o concurso deste ano abriram no dia 17 de junho, sendo que o dia 27 de setembro marca o encerramento do concurso para os Projetos-piloto inovadores, 4 de outubro o encerramento da categoria de Projetos de I&D mobilizadores e o dia 18 de outubro o encerramento para a categoria de Concurso de ideias.

pub

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG