Surto de legionela em Lisboa faz dois mortos. Há 29 casos identificados

As duas vítimas são uma mulher de 70 anos que estava internada no Santa Maria e um homem de 77

O surto de 'legionella' em Lisboa fez já dois mortos, anunciou esta segunda-feira a diretora-geral da Saúde Graça Freitas. Há 29 casos identificados.

As duas vítimas mortais são uma mulher de 70 anos que estava internada no Hospital de Santa Maria e um homem de 77 que estava a receber tratamento num hospital privado. Ambos estavam em unidades de cuidados intensivos e sofriam de outras doenças, especificou Graça Freitas.

Além das duas vítimas mortais há ainda três doentes em unidades de cuidados intensivos e no total estão internadas 26 pessoas. A maioria dos doentes tem mais de 70 anos e tem outras doenças.

"Fazendo as contas e sabendo nós que a data de início de sintomas mais precoce foi dia 27 de outubro, recuando dez dias, dá dia 17, portanto terá sido nesse intervalo que alguma coisa se terá passado", explicou ainda, acrescentando que foram analisados 11 pontos diferentes de água em toda a rede do hospital. "Neste momento estão ser feitas vistorias exaustivas a todos os sistemas do hospital".

Segundo a diretora-geral, os dados epidemiológicos indicam que o surto está na fase descendente.

A origem do surto foi identificada na rede de água do hospital São Francisco Xavier, que já foi submetida a intervenções - choque térmico e choque químico - para eliminar a bactéria 'Legionella pneumophila', que provoca uma infeção respiratória conhecida como Doença do Legionário.

O ministro da Saúde admitiu no domingo que "alguma coisa correu mal" no caso do surto de "legionella" no Hospital São Francisco Xavier, apesar de ter confiança de que "as melhores práticas foram seguidas".

Adalberto Campos Fernandes deu duas semanas à DGS e ao Instituto Nacional de Saúde Dr Ricardo Jorge (INSA) para que "habilitem o governo com um relatório detalhado, que seja do conhecimento público", para apurar a forma como as coisas correram.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG